sábado, 30 de novembro de 2019

CATECUMENATO



CATECUMENATO. Muitas pessoas se dizem cristãs, por que foram batizadas e frequentam a igreja cristã. Entretanto, muitas pessoas batizadas estão por aí pelo mundo, lutando, e encontramos alguns até no presídio como joio cortado, por que não têm temor nem amor a Deus. Não conhecem o caminho. Temor não é medo, é afeição e respeito. O amor a Deus deve ser sentido na alma e de maneira incondicional; não da boca para fora. Amor não se compra nem se troca. Assim, não se deve fazer promessas nem negociar milagres. O verdadeiro filho de Deus é atendido prontamente, por que se entregou ao Pai, confia e o respeita até nos mínimos detalhes da vida comum e da vida litúrgica da igreja que frequenta. Deus tudo vê e tudo sabe sobre nós. Na vida comum é como todo pai, às vezes nos dá um puxão de orelha ou nos acarinha e supre as nossas necessidades de acordo com o nosso desapego, a partilha, os deveres cumpridos e o amor que tivermos ao nosso irmão em Cristo. Na vida litúrgica, Deus, ou nos acolhe ou se retira do nosso acompanhamento e muitas vezes até da missa, quando ultrapassamos os limites da moral essencial e cometemos injustiças contra algum irmão, por querer usufruir de alguma coisa que possa vir em benefício próprio, nem que seja um lugar no banco bem localizado, disputar leitura ou usar de subterfúgio para evidenciar poderes, dizer más palavras ou estar de mau humor. Devemos obedecer ao projeto litúrgico que foi elaborado pelos responsáveis da liturgia do dia e não negociar, não ceder à pressão e OS ESCOLHIDOS não deverão faltar ao compromisso para com Jesus. Ninguém ganha bônus de Deus por prestar auxílio no decorrer da liturgia, como atestam algumas crendices populares. A Missa é uma Assembleia de Justos para louvar, adorar a Deus no Seu Santuário e participar do Memorial da Páscoa. Ouvir Jesus na pessoa do Padre celebrante. Entrar na Igreja com amor e de alma limpa, para sair de alma abençoada. O CATECUMENATO nos ensina o caminho da salvação. VENHA SER FELIZ!  Procure frequentar o catecumenato na sua Igreja.

 CATECUMENATO - EDITAL - QUADRO ESQUEMÁTICO DA NOVA DIRETRIZ            DIRETÓRIO ARQUIDIOCESANO DE INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ. 

Nos dias de hoje, a Santa Madre Igreja entendeu que para ser realmente cristão, com qualidade de vida e ter salvação é necessário aprender a viver em Cristo e seguir o caminho certo. Por isso, a Igreja reestruturou o catecumenato de acordo com as instruções de Jesus Cristo que existe desde a época dos primeiros cristãos seguidores santos, mas que com o tempo esta vivência foi se diversificando. No mesmo grupo vão coexistir catecúmenos iniciantes na fé cristã, que são adultos que ainda não possuem todos os sacramentos e os Caminheiros para Cristo, que são os catecúmenos seguidores do caminho da salvação, ou aqueles que já possuem os sacramentos, mas têm o desejo forte de aprender a viver uma vida santificada a caminho da salvação. 

DEFINIÇÃO NOVA DIRETRIZ: Catecumenato é a introdução da verdadeira fé para seguir o caminho da salvação.

ATUAÇÃO NOVA DIRETRIZ: O introdutor é o/a catequista catecumênica ( cate/ecumênico)

PORQUE INTRODUTOR? Por que introduz o catecúmeno no caminho da salvação.

COMO SE DÁ A SALVAÇÃO?: Através do seguimento do verdadeiro caminho, munido de muito amor e despojado dos hábitos mundanos que foram introduzidos na fé cristã através dos tempos.

LITERATURA: CIC, Bíblia, Nouwen,Henri J.M. Crescer: Os três movimentos da vida espiritual,SP,Paulinas, 2000., D.Peruzzo, E sguiram Jesus,Curitiba, Diocese, Paulinas.

PRÉ-CATECUMENATO: 

A convocação para os novos catecúmenos deve se dar nas missas, nas reuniões pastorais e nas visitas missionárias.
 Não há idade para ser catecúmeno, desde que o/a candidato possua entendimento para formar a compreensão. 
 Não há exigência de ser alfabetizado, por que a vivência exercida no grupo deve ser como a do projeto de Deus. A união fraterna, ou seja: você não pode caminhar? Eu carrego você!

 O primeiro contato do candidato com o introdutor é para que ele fique conhecendo os candidatos, mas ainda não se matricula.  Marca-se a data do 1º encontro no 1º domingo da quaresma. 

Para se identificar quem deseja seguir o catecumenato, o/a candidato/a deverá comparecer a esta missa, com uma faixa branca na cabeça, amarrada à testa. E durante a missa, deverão sair depois da homilia e antes das preces, para este encontro com o introdutor no salão da Igreja. 

Antes da saída, porém, o padre celebrante deverá fazer a acolhida do grupo na Igreja, com juramento de compromisso, bênção sacerdotal e aspersão de agua. Alguns poderão desistir antes do juramento.

Depois disto, o introdutor irá marcar entrevista ou 3 outros encontros personalizados ou em grupos para conhecer os problemas e a fé de cada um e aí sim, fazer um livro e realizar a matrícula de todos. Durante esta entrevista, o/a candidato/a ainda poderá desistir.

 A partir do início do trabalho de formação do grupo, não se aceitam desistências nem mais outros candidatos, que deverão esperar a formação de um novo grupo a cada dois anos. A não ser casos muito especiais depois de avaliados pelo Pároco.

Então o/a introdutor/a fará o encontro de acolhida do grupo no catecumenato; já formado por aqueles que desejam realmente alcançar a vida eterna e não aqueles que são cristãos por conveniência ou tradição. Este encontro deverá ser marcado para, entre o 2ºdomingo de Páscoa e Pentecostes.

CATECUMENATO: 

Os encontros devem ser marcados para durante a missa de domingo, quando o grupo assistirá à missa até depois da homilia e sairá antes das preces para se reunir no salão.

As reuniões deverão ser feitas à volta de uma mesa com bancos ou cadeiras e não com carteiras escolares.

O introdutor não deverá usar de didática escolar, mas de exemplos e facilitação para o entendimento dos ensinamentos de Jesus e ajudar a os colocar na prática do dia a dia.

Por isso o introdutor/a, deve ter formação teológica e experiência de evangelização.

As entregas de símbolos devem ser feitas em encontros celebrativos durante a missa.


OS CATECÚMENOS DEVEM: 

1. Aprender a sentir a própria alma e a conviver com ela.
2. Comunicar-se e sentir o Espírito Santo.
3. Receber exorcismo e terapia cristã a cada encontro, individualmente ou em grupo
4. Entrega da oração: receber o livro de rezas durante a missa, no dia 15 de março.
5. Aprender as rezas e a fazer as orações da maneira correta com todos os preceitos.
6. Aprender e vivenciar a lei do amor fraterno, o sermão da montanha, os 10 mandamentos. Uma visão da antropologia no antigo testamento e a compreensão do Novo Testamento.
7. Afastar-se das crenças erradas como misticismos, heresias, etc.
8. Conhecer Jesus, como homem, Santo, Salvador, Mestre, Pastor e Deus. Esclarecer os mistérios da salvação e passar a conviver com Ele.
9. Aprender a estar com Maria Santíssima como Rainha e mãe.
10. Aprender tanatologia.

PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO

· No 3º domingo da quaresma, ensaiar com os padrinhos o ritual do batismo.
· No 4º domingo da quaresma, ensaiar a comunhão e a crisma.
· No 5º domingo da quaresma, ensaiar a confissão e a comunhão.
· Retiro espiritual, fazer no 4º domingo do Advento ou no Domingo de Ramos.
· Rito de Éfeta, preferencialmente no sábado santo pela manhã
· A celebração dos sacramentos da iniciação cristã, e a celebração da fé dos caminheiros para Cristo ou aqueles que já possuem os sacramentos, deve ser feita durante a Vigília Pascal.

MISTAGOGIA, é realizada nas seguintes celebrações:

· Acolhida dos neófitos na comunidade, na celebração realizada no 2º domingo de Páscoa
· Catequeses mistagógicas, após as missas do Tempo Pascal; combinar com a equipe de Liturgia a leitura de 1 dos 3 evangelhos do tempo A.
· Inserção dos catecúmenos na comunidade e nas pastorais.

OBSERVAÇÃO:

· Procurar realizar um trabalho partilhado com outros setores do Centro Catequético e sempre de acordo com o/a coordenadora.

· Se a missa de domingo na Sta Helena, começa às 10.30h, o tempo de reunião do catecumenato deverá ir mais ou menos das 10.45h até às 12.00h no salão; e vez por outra promover um almoço partilhado às 12h, para que o encontro se estenda até às 14 horas.

· Quando não houver salão vago, promover reuniões domiciliares. 

CONVOCAÇÃO: PARA SER FEITA NAS MISSAS

Nos dias de hoje, a Santa Madre Igreja entendeu que para ser realmente cristão, com qualidade de vida e ter salvação é necessário aprender a viver em Cristo e seguir o caminho certo. Por isso, a Igreja reestruturou o catecumenato de acordo com as instruções do próprio Jesus Cristo que existe desde a época dos primeiros cristãos seguidores santos, mas que com o tempo esta vivência foi se diversificando. No mesmo grupo vão coexistir catecúmenos iniciantes na fé cristã, que são adultos que ainda não possuem todos os sacramentos e os Caminheiros para Cristo, que são os catecúmenos seguidores do caminho da salvação, ou aqueles que já possuem os sacramentos, mas têm o desejo forte de aprender a viver uma vida santificada a caminho da salvação . 
· Para se identificar quem deseja seguir o catecumenato, o/a candidato/a deverá comparecer à missa, no 1º domingo da quaresma, no horário indicado, com uma faixa branca na cabeça, amarrada à testa. Quando eles estiverem assistindo à missa, deverão sair depois da homilia e antes das preces, para este encontro com a introdutora, nome da catequista, no salão da Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.