ORAÇÕES, REZAS E SALMOS


Exemplo de reza: os textos dedicados aos Santos. Exemplo: oração de São Jorge, Santo Antônio e outras
Exemplos de oração: 2Sm. 7,18-29       1Rs.8,21-53. 
Exemplo de Bênção: 1Rs.8,55-61
Resposta de Deus: 1Rs.9,3-9

Estudo sobre   ORAÇÕES

Certamente você estudou a língua portuguesa na escola. A estrutura lingual é a mesma para qualquer oração. Orar é se comunicar com palavras proferidas pela boca, por que tudo o que é oral vem da boca, claro, pois a boca é o órgão da fala.
A reza é pronta, escrita e publicada. Mas a oração é espontânea e a pessoa que ora é quem constrói o texto no momento. A fórmula de se construir o texto da oração, você pode ver aqui embaixo desta página como Jesus ensinou o Pai Nosso, que se tornou uma reza.
É errado dizer que vamos orar quando a reza está escrita ou é decorada. O certo é dizer "vamos rezar".
Mas, quando queremos nos comunicar com  Deus os os Santos em geral, podemos  fazer não só através da oração, mas também da fala mental que é meditação ou comunicação através do pensamento. Podemos também exercitar a comunicação com Deus através da pintura, da escultura e da escrita feito carta que se deixa na Igreja.
Podemos ainda e devemos  fazer a mais pura oração através da alma, sentindo e enviando amor para Deus. Ele recebe o amor enviado e retribui com o amor Dele, sob a forma de bênção para alimentar e fortalecer a nossa energia vital.
Ora veja que tudo o que falamos de bom e que tenha um sentido completo, ou tudo o que fazemos de bom que seja uma obra completa, é uma oração. Esmola não é oração, é doação. Para ser oração, a obra de bondade tem de ter início, meio e cumprimento da finalidade.
Então, para orar, você não precisa estar de joelhos ou obedecendo regras. Deus gosta do que é espontâneo, verdadeiro e  sem pretensão alguma. Deus gosta de tomar parte na nossa vida. Então, a nossa grande oração para Deus é a nossa maneira boa, alegre, educada e feliz de ser. A nossa maneira própria de viver o dia a dia. Afinal, a mais importante oração é a dignidade da nossa vida.

JEJUM: Leia  Zc.7, 4-10    Is.58,3-11   Sl.35, 13-15


***Talvez tenha sido em consideração ao ensinamento de Jesus, no que se refere ao nº4 do Pai Nosso, que São Francisco de Assis  compreendendo o que é justificação, orava assim com muita verdade:
  • Senhor,  fazei-me instrumento da Vossa Paz.
  • Onde houver ódio, que eu leve o amor. 
  • Onde houver ofensa que eu  leve perdão.                                                                                               
  • Onde houver discórdia, que eu leve a união. 
  • Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
  • Onde houver erro, que eu leve a verdade.
  • Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
  • Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. 
  • Onde houver trevas, que eu leve a Luz.
  • Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
  • Compreender que ser compreendido, 
  • Amar que ser amado
  • Pois é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado
  • E é morrendo que se vive para a vida eterna.                                                       
                                                                                                                                                                    AVE MARIA.  Oração feita pela Igreja, levando em consideração a visita de Maria Santíssima a Santa Isabel.   Lc 1, 42-45 . Veja que  esta oração não observa o item  nº4 da fórmula do Pai Nosso, visto que só Deus pode nos justificar.                                                                                                                                     
1.       Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco.
2.       Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
3.       Santa Maria mãe de Deus,  rogai por nós pecadores
4.       ..........
5.       Agora e na hora da nossa morte.

SALVE RAINHA. Oração elaborada pela Igreja, em que depois da saudação 1; em coloca-se com humildade e ao mesmo tempo  relembra a Maria o degredo humano que resultou do pecado de Eva.  Em 3, faz o pedido obvio da condição de Maria Santíssima. Em 4, não se justifica, mas  tece os louvores qualitativos de Maria. Em 5, solicita sua proteção.
1.       Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, Vida, Doçura, Esperança nossa, salve!
2.       A Vós bradamos os degredados filhos de Eva; a Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
3.       Eia pois, Advogada nossa, estes vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro nos mostrai Jesus, Bendito Fruto do vosso ventre
4.       Ó Clemente, ó Piedosa, Ó doce Mãe, Sempre Virgem  Maria
5.       Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

MAGNIFICAT.   Oração falada  por Maria, em resposta à saudação de Santa Izabel, quando da  sua visita a ela.  Lc 1, 47-55. Nesta oração que é uma explosão de felicidade, Maria coloca o que já foi realizado por Deus na sua vida e em favor da humanidade. Mas observe que a fórmula da oração obedece àquela que posteriormente, Jesus ensinou aos  apóstolos.
1.       A minha alma engrandece o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador
2.       Porque Ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações me chamarão feliz.
3.       Por que o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem.
4.       Ele mostrou a força de seu braço dispersou os  que tem planos orgulhosos no coração. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.  Encheu de bens os famintos e mandou embora os ricos de mãos vazias.
5.       Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para  sempre.

CÂNTICO DE ZACARIAS.  Lc 1, 68-79. Neste cântico/oração de Zacarias proferido quando do nascimento de João Batista, em 1 bendiz a Deus e repete em 2, como Maria, as profecias da salvação que está chegando e mostrando como Deus organiza a nossa vida, combatendo os inimigos sem deixar de lhes dar chance e tempo de regeneração até que se instale definitivamente na Terra, o Reino de Amor prometido e cujo Rei será Jesus. Em 3, confirma a graça de Deus concedida a Isabel, de engravidar na velhice e fazerem parte dos Seus planos divinos. Em 4, justifica a condição de profeta dada a João Batista. Em 5, confirma a sua confiança em Deus.

1.       Bendito seja o Senhor Deus de Israel, por que visitou e libertou o seu povo.
2.       Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se da sua aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que sem medo e livre dos inimigos nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.
3.       E tu, menino , serás chamado profeta do altíssimo,
4.        por que  irás à frente do Senhor , preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados,
5.       graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir os nossos passos no caminho da paz.


OBSERVAÇÃO:  Como se pode observar, a fórmula de orar que nos foi legada por Jesus, já existia como forma de conversa respeitosa para com Deus e tem sido respeitada através dos tempos, embora que o discurso organizado, possa variar nas colocações verbais de tempo e de espaço, mas não deve fugir da fé e do amor incondicionais  fundamentados na Verdade.

CATEQUISTA, trabalha com os seus catequisandos o exercício de formular rezas e de orar espontaneamente, observando a regra que Jesus nos ensinou.

Definição
Existe diferenças entre rezar, orar e salmodiar.
      Quando rezamos, estamos recitando ou falando um texto que já está pronto, publicado e decorado. Até Jesus já conhece estes textos, pois Ele sabe tudo o que acontece na sua igreja e em todos os lugares.
       Agora, entendamos que para nós já é aborrecido ficar ouvindo conversas repetidas de outras pessoas... imagine ficarmos aborrecendo a Jesus se Ele mesmo nos ensinou que não devemos fazer com o próximo aquilo que não queremos que façam conosco. 
       Quando Jesus ensinou a rezar o Pai Nosso, Ele também nos deu a fórmula de fazer uma oração. O Pai Nosso foi uma das orações de Jesus que se tornou reza para nós, por que a repetimos muitas vezes.
       A oração é uma súplica espontânea feita com palavras próprias, dirigida a Deus, a um Santo ou Santa da nossa devoção.
       Os Salmos são poesias. Na verdade são diálogos do povo de Deus do Antigo Testamento com Aquele que é o seu criador, libertador, refúgio e proteção na vida em todos os aspectos como trabalho, disputas, negócios e outros. Alguns salmos também se referem a alguma lamentação, frustração  assim como agradecimentos, elogios e exaltação a Deus. E até relatam algumas passagens da história deste mesmo povo.

Como rezar
Geralmente rezamos em conjunto ou em grupo como na ocasião da missa, de acordo com a Liturgia. Durante o terço em família, nos eventos comemorativos e outras ocasiões, repetindo as  orações prontas que estão pré-determinadas para aquele encontro.

Como orar
A oração deve ser feita num lugar onde você se sinta a sós com Deus ou com Jesus ou com o santo ou santa da sua devoção. Deve ser uma conversa que possua um tema e que se faça com fé. Tal como se fosse uma carta ou um bilhete que possua intimidade respeitosa, íntegridade, naturalidade, humildade, rogo e cordialidade. O exemplo de como orar é assim como o Jesus nos ensinou:
  
          1º. A pessoa e o endereço a quem se dirige a oração:  Pai Nosso que estás no Céu
          2º. Saudação inicial:  Santificado seja o Vosso Nome.
          3º. Intimidade respeitosa ou convite de visita com humildade: Venha a nós o Vosso Reino e seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu
          4º. Rogo ou pedido: O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas
          5º. Cordialidade ou humildade ou justificação: assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido
          6º. Outro rogo ou pedido: e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal.
          7º. Despedida ou afirmação com fé: Amém. 
                                 
Como salmodiar
Podemos salmodiar sim, hoje em dia como fazia o antigo povo de Deus e os cantava com a música do seu tempo, que se tornou litúrgica. 
Nos salmos atuais, colocamos como tema, aquilo que estamos sentindo, tal como numa poesia cantada com melodia da nossa época.  Mas se não o cantarmos com uma música melódica; gostosa de ser ouvida por Deus, não estaremos fazendo um salmo.

Exemplos de salmos atuais, modernos, são as músicas do Roberto Carlos   Jesus Cristo... Jesus Cristo... Jesus Cristo eu estou aqui...                Nossa Senhora... me dê a mão... dona do meu coração... da minha vida...

O povo antigo fazia salmos só para Deus, por que não conhecia a Jesus embora O esperasse. E também não conhecia a Maria mãe de Jesus, embora também soubesse que uma Virgem  seria a escolhida por Deus para ser a mãe de Seu Filho. Porém, hoje os conhecemos e nada nos impede de também cantar salmos para Eles, para a Santíssima trindade, o Espírito Santo e o Santíssimo Sacramento.

Como rezar o terço     acompanhe de baixo para cima, a partir do T
oooooooooo   o  oooooooooo  o oooooooooo  o  oooooooooo  o 
   10 Ave Marias nas 10 contas unidas
   oooooooooo  Em cada conta separada fala-se um mistério, do 1º ao 5º
                          Na volta, sobre a medalha recita-se Salve Rainha e se encerra a reza
                          o   Ave Maria
                          o   Ave Maria
                          o   Ave Maria
                          Pai Nosso
                         Começa-se pela cruz, fazendo um oferecimento e rezando o Credo

Como rezar o terço moderno

 Nas contas grandes, em vez de se falar os mistérios, pode-se dizer alguma coisa boa a Jesus ou a Maria, como eu Vos amo     eu Vos adoro    abençoai-me    dai-me a graça de   sempre  procurando modificar a intenção, a fim de não tornar o terço uma reza repetitiva como acontece com a repetição diária dos mistérios. No encerramento, se deve fazer sempre um agradecimento.
Se você diversifica a reza diária, ela fica mais agradável aos ouvidos de Deus, de Jesus e do SD Espirito Santo.
A reza do terço foi recomendada por Maria Santíssima para ser dirigida a Deus Criador ou a Jesus ou a Santíssima Trindade ou ao Santíssimo Sacramento do Altar. As contas nas quais se rezam as Ave Marias, e a Salve Rainha,  são da intercessão de Nossa Senhora.

Credo ou Profissão de fé
É a reafirmação da fé nos fatos da história da vida desde a criação.


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.