RESPONDENDO PERGUNTAS





PERGUNTAS DE CATEQUESE

Você poderá nos enviar as perguntas para  religgare@gmail.com
No título do seu e.mail coloque  PERGUNTAS DE CATEQUESE, e as responderemos aqui.



O que representa a cruz?
Na verdade, Jesus não carregou uma cruz. Jesus carregou um "madero" sobre os ombros. Este madero era a viga horizontal, na qual  ao chegar no calvário foi pregada as suas mãos. Esta viga foi suspendida com o corpo de Jesus e encaixada na outra viga vertical que estava já enterrada à espera de completar a cruz.
A Cruz não representa sofrimento, embora Jesus haja sofrido muito. O peso do madero e as dores da caminhada, as quedas e tudo o que houve até a sua morte, representam os efeitos do pecado original que foram resgatados com a sua ressurreição.
Então, a Cruz é o símbolo do mundo resgatado. A Cruz, é o encontro da luz. A Cruz é o símbolo da vida. A Cruz, é o amor de Jesus.


Como é Jesus?
Quando observamos as escrituras, entendemos que Jesus é um homem alegre e feliz. Tranqüilo, meigo, carinhoso, justo. Gosta de observar e admirar o que as pessoas fazem, quando desenvolvem um trabalho, um estudo ou mesmo uma pesquisa por mais simples que seja. E ama muito as crianças. Mas o que Ele mais gosta é de apreciar o carinho, o cuidado e a dedicação que as pessoas  têm umas pelas outras e o bom tratamento de respeito e amizade que se possa ter uns pelos outros.

Podemos ver a Jesus?
Sim, é claro. Muitas vezes O vemos sem saber que é Ele que ali está. Ele costuma vir disfarçado e quando nos encontra, Ele procura em nós um gesto de respeito, de carinho, uma boa palavra, uma partilha mas, acima de tudo aquela atitude de amor ao próximo que Ele nos recomendou  como maneira de vivermos bem o nosso dia a dia. Por isso, devemos ser pessoas educadas no amor ao próximo, a fim de não o decepcionarmos quando Ele vier ao nosso encontro.

É pecado pintar os lábios e as unhas de vermelho?
Não!  Não se pode ter preconceito com a cor das coisas, nem com as raças humanas, nem com os animais e nem com a natureza. Tudo o que existe de bom foi Deus quem criou. Inclusive o arco-íris. O pecado está na inversão dos valores de Deus, criando conceitos errados como as crendices que impõem o medo e o misticismo que compete com a força da cruz de Cristo. A vaidade também é pecado. Mas não se pode confundir cuidado com vaidade. A vaidade é a intenção de se enfeitar para parecer mais bonita ou querer ser melhor que os outros. Mas o cuidado para consigo mesmo de maneira digna e humilde, não é pecado.

Perguntaram-me sobre as imagens e os ídolos   Ex.20,4     Dt.4,16 
Posso dizer que o Velho Testamento é a história de  como nasceu e se desenvolveu o povo de Deus durante muitos séculos. Naquela época, não havia uma ideia de como seria o rosto do Senhor. Então, por falta de fé, começaram a criar imagens de outros ídolos com forma de animais que irritaram o Criador, por que  Ele se sentiu desrespeitado como Pai, como pessoa inteligente, sapiente e como Deus único e verdadeiro. 
As civilizações se desenvolveram e muitos grupos de povos se formaram e tomaram outros caminhos. Estes povos conquistaram terras e criaram outras religiões e desenvolveram a idolatria com deuses humanos e até deuses animais. E então tornaram-se poderosos na condição humana, com seus reinados e outros falsos poderes. Daí, começaram a escravizar e massacrar os povos que se mantinham fiéis a Deus Criador.

Por tudo isso que está descrito acima ( e mais algum estudo sobre o tema que a catequista poderá desenvolver ), é  que Deus Pai enviou Seu filho Jesus Cristo que nasceu da Virgem Maria, para redimir o Seu povo do pecado original e também o salvar da opressão, ensinando a maneira certa de viver conforme se encontra na Sua Palavra através do Novo Evangelho.

O Novo Evangelho é o Evangelho de um novo tempo. É a Palavra que traz, que dá conhecimento e que recomenda o uso deste conhecimento. Um tempo novo em que as civilizações já possuíam algum desenvolvimento e já conseguiam reproduzir com certa fidelidade, as obras de arte com a fisionomia de muitas pessoas que existiram, como Maria de Nazaré, José, João Batista e o próprio Jesus Cristo. Jesus também deixou seu rosto gravado no santo sudário.

Entretanto, não se pode reproduzir com fidelidade o rosto de Deus Pai. Mas já se pode imaginar que seja como o rosto de Jesus, visto que é seu filho amado e concebido conforme a Sua própria imagem. E que seja um rosto de homem vigoroso e forte, visto que também o homem foi criado de acordo com a imagem de Deus. Por isto, alguns artistas se aventuraram a criar algumas telas que representam uma homenagem a Deus Pai, como Miguel Ângelo Buonarroti  com sua obra renascentista  Deus cria o sol.
 
Na Igreja Católica, não se cultua imagem. Mas se usam as imagens para homenagear Jesus e os Santos e Santas de Deus, assim como dar a conhece-los.  São como as fotos de família que se tem em casa. Eu costumo beijar as fotos das pessoas das quais tenho saudade, amor  e respeito. Além disto, o poder do amor de Deus, de Jesus e de Todos os Santos tocam o coração da pessoa que reza elevando e dirigindo  o seu pensamento com a imagem mental de quem se quer comunicar.

O que o Papa Francisco quiz dizer quando mencionou que as outras opções sexuais não constam na carteira de identidade ?

Que Deus fez o homem e a mulher, conforme consta em Gênesis, para procriarem. Portanto, só existem dois gêneros: o masculino e o feminino. Homossexual não é gênero. É apenas uma condição de vida sexual ou  uma escolha sexual e não uma escolha de gênero do ser humano.
Todos estes movimentos de direitos de igualdade dos homossexuais é absolutamente desnecessário, visto que nenhuma pessoa pode condenar a escolha sexual entre dois homens ou duas mulheres. O que se entende que possa ser condenável é o fato de um homem querer viver como se fosse mulher ou uma mulher querer viver como se fosse homem, assumindo um gênero que não possui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.