Afinal,
o que é a felicidade ?
10 Digamos que a felicidade é o conjunto de acontecimentos e coisas que no dia a dia
da nossa vida, nos dão alegria, equilíbrio e paz.
da nossa vida, nos dão alegria, equilíbrio e paz.
É,
masssss...
11 Há quem sinta alegria provocando a desgraça alheia ...
Há quem sinta equilíbrio se drogando...
Há quem
sinta paz, eliminando os inimigos...
Há quem
busque a paz, desistindo de viver...
Porém...
12 A desgraça alheia pode se voltar contra si. As drogas arruínam a sua vida!
Inimigos eliminados trazem outros maiores !
Desistir da vida é desistir de Deus !
Se o problema é depressão, acesse: www.depressaodaalma.blogspot.com
13 Quem
vive sempre no prejuízo
Deve prestar
atenção no retorno das coisas que faz.
Se agirmos “no mal”
recebemos das forças “do mal”
Se agirmos “no bem”
recebemos das forças “do bem”
medite a oração de São Francisco!
medite a oração de São Francisco!
14 Devemos prestar
atenção na qualidade de tudo o que fazemos
Se o que fizermos for
de boa qualidade, nada poderá nos abater !
Pense nisto !
Felicidade
é : A
resposta do que somos
23 Felicidade é o conjunto de acontecimentos bons e de coisas boas que no
dia a dia da nossa vida nos dão boa alegria, bom equilíbrio e boa paz.
dia a dia da nossa vida nos dão boa alegria, bom equilíbrio e boa paz.
24 Como ?
Amando para ser amado,
perdoando para ser perdoado, consolando para ser consolado, compreendendo para ser compreendido !
25 Difícil ?
Sim, o exercício do bem é difícil porque a nossa humanidade é comandada pelos hormônios, pelo nervosismo,
pelo materialismo, pelo egoísmo, pela pressa, pela falta de ética e principalmente pela
falta de educação !
26 Pode ser fácil ?
Claro que pode ! através do exercício diário das boas
regras de comportamento, o exercício do
bem acaba por se tornar um hábito fácil, simples e saudável que mantém um estado permanente de felicidade
35 Bom-dia, SOL !
Acorde cedo
Sentado na cama,
faça a sua oração da manhã !
Enquanto isso,
pense no que irá fazer durante o dia e “
se programe” na sua agenda.Abra a janela ou apenas a cortina, dê bom-dia ao Sol e deixe-o entrar
Faça bons alongamentos durante cinco minutos
Escove os dentes
Tome um bom
banho. De preferência, frio. No inverno, aqueça o banheiro !
Dê bom-dia à sua
família !
Tome um bom café
da manhã.
Converse com a
família sobre o que você vai fazer e onde você irá estar.
Partilhe a sua
vida com os seus !
Aceite conselhos
!
E comece o seu
dia particular !
44 Uma oração da manhã ?
Senhor! No
silêncio deste amanhecer, quero te louvar! Agradecer-te pelo dia de ontem e pedir-te a paz, a sabedoria e a força. Neste
dia, quero olhar o mundo com amor, ser paciente e responsável, ter compreensão,
mansidão, prudência e ver o bem em cada
pessoa que eu encontrar. Guarda-me de todo o mal. Que meu ser seja fortalecido. Que de bênçãos se encha
o meu espírito e que eu também possa abençoar. Que todos quantos se achegarem a
mim, sintam a Tua presença e que a Tua Luz ilumine os meus caminhos. Que assim
seja!
45 Alongamentos:
Se espreguice
Inspire e expire
profundamente 5 vezes
Puxe devagar e
segure por 3 segundos um dos cotovelos
com a mão do outro braço para o lado oposto. Repita com o outro braço.
Flexione o corpo
para a frente e para cada lado, levando as duas ou uma das mãos até ao chão por
3 segundos cada posição. Repita e vá trabalhando a respiração!
Sinta-se desperto e esperto!
46 Fale sempre
com o seu Ser Superior !
56 Um bom café da manhã ?
Aqui
vão sete dicas :
Café, pão fresco
com mel e fruta
Café, pão
torrado, queijo e fruta
Café, pão fresco
com manteiga e fruta
Café, arroz-doce ou bolo e fruta
Café com cuscus ou milho verde cosidoSe quiser fazer dieta, acesse: www.estudodeceliacos.blogspot.com
57 Partilhando a vida:
Quando contamos as nossas preocupações e falamos dos
nossos afazeres diários com a família ou
as pessoas com as quais moramos, não quer dizer que “estejamos prestando conta
da nossa vida” ou “dando satisfação”, mas sim que estamos partilhando ou dando
a conhecer o nosso dia, até por uma questão de amor e segurança.
58 Saber ouvir e saber falar trocando idéias
com bons modos e tranqüilidade, torna a convivência pacífica, segura e feliz.
59 Pense que as pessoas que estão todos os dias do seu lado fazem parte do
seu mundo particular
27 Mundo particular ?
Claro ! O seu
mundo particular é composto por tudo o que
faz parte da sua vida. Você pode ter um mundo particular aberto...cheio
de contatos novos, onde sempre cabe mais um bem-vindo ! ou você pode ter um mundo particular
fechado... mantendo sempre os mesmos contatos e onde não cabe mais ninguém nem
mais nada...ou...Não interessa de que tipo é o seu mundo, desde que você
viva honestamente perante Deus e a
sociedade humana. Mas pense que se você prejudicar alguém ou alguma coisa, o seu mundo particular não
será mais o mesmo. O seu mundo particular reúne outros mundos como o da
família, o do trabalho, o da escola. E por isso também se comunica e se envolve com outros
mundos particulares.
28 Mantendo o bom humor, a paz e a alta capacidade:
Em qualquer lugar,
se apresente sempre limpo, cheiroso e bem educado
Honre sempre a sua
boa palavra.
Mantenha a
dedicação pelo que você faz.
Trabalhe ou estude
descontraído mas porém... mantendo a
boa postura.
Cumprimente as
pessoas, peça desculpas, por favor e agradeça sempre.
Não descrimine
raça, religião, feiúra, deficiências ou condição social
Respeitar para ser
respeitado
29 A
qualidade do seu mundo particular só
depende de você !
30 No
meio da manhã:
Tire 15 minutos
de recreação para se exercitar um pouco e respirar ar puro.
Coma um punhado
de sementes ou frutas secas e beba
bastante água.
31 Sementes
ou frutas secas ?
De amendoim, de
gira-sol ou de abóbora torradas, de jaca, de pinhão
ou fruta-pão cosidas, castanhas, nozes, marcadame, granola, passas, etc...
ou fruta-pão cosidas, castanhas, nozes, marcadame, granola, passas, etc...
Porque você como
todas as pessoas de qualquer idade precisam manter
o organismo saudável e bem disposto
o organismo saudável e bem disposto
Qualquer outro
suplemento no meio da manhã pode se
tornar
prejudicial principalmente a partir dos 16 anos de idade, quando o organismo
já está se definindo para a vida adulta e tudo se torna excesso.
prejudicial principalmente a partir dos 16 anos de idade, quando o organismo
já está se definindo para a vida adulta e tudo se torna excesso.
A merenda escolar
deve ser elaborada de acordo com a realidade de
saúde dos seus consumidores, ouvindo uma nutricionista
saúde dos seus consumidores, ouvindo uma nutricionista
Mas ninguém
merece comer alimentos engordantes
32 A retomada dos afazeres matinais deve ser com sensação de bem estar
80 Almoce bem
Avalie a
quantidade que caiba dentro da concha formada pelas
suas duas mãos unidas. Este é o tamanho normal do seu estômago.
Não coma montanhas !
suas duas mãos unidas. Este é o tamanho normal do seu estômago.
Não coma montanhas !
Seu prato deve
ser formado por carnes magras ou peixe magro,
ou mariscos ou ovo, verduras, legumes e apenas um cereal.
O feijão pode ser considerado legume.
ou mariscos ou ovo, verduras, legumes e apenas um cereal.
O feijão pode ser considerado legume.
Coma carne
vermelha apenas uma vez por semana ou pode até
substituí-la por soja, brócolis, beterraba, alcachofra, acelga, leite, coalhada
ou iogurte, queijos, etc...
substituí-la por soja, brócolis, beterraba, alcachofra, acelga, leite, coalhada
ou iogurte, queijos, etc...
Prefira as
comidas simples e naturais sem sobremesas
Escolha os molhos
e temperos verdes, frescos, as pimentas vermelhas
frescas, o azeite de oliva, os óleos vegetais e os vinagres de frutas ou de vinho.
frescas, o azeite de oliva, os óleos vegetais e os vinagres de frutas ou de vinho.
Não consuma
alimentos que contenham amido todos os dias, especialmente
o arroz e o milho. Mas coma todos os dias a boa farinha de mandioca.
o arroz e o milho. Mas coma todos os dias a boa farinha de mandioca.
Só tome água ou suco, meia
hora antes e uma hora depois das refeições
Frutas, pode comer junto com a comida como se fosse salada ou deixar para
comer no lanche da tarde.
Os doces naturais como o mel ou bolo simples pode comer um pouco
com o café da manhã.
As tortas doces e os cremes como chantilly só se deve comer
nas comemorações ou aniversários. Mas, não vá comemorar todos os dias!
81 Não esqueça que tudo o que
entra na sua boca ou Frutas, pode comer junto com a comida como se fosse salada ou deixar para
comer no lanche da tarde.
Os doces naturais como o mel ou bolo simples pode comer um pouco
com o café da manhã.
As tortas doces e os cremes como chantilly só se deve comer
nas comemorações ou aniversários. Mas, não vá comemorar todos os dias!
no seu intestino, é alimento. E a sua saúde orgânica
depende principalmente do que você come. E Deus nos
destinou as substâncias certas para cada função ! Por isso,
procure se alimentar corretamente para prevenir
doenças futuras.
86 No meio da tarde...
Coma fruta fresca.
Pode
até consumir uma guloseima esporadicamente !
87 Se
você trabalha fora ou estuda :
Ao
chegar em casa ou por volta das 18 ou 19 horas, tome um copo de chá ou de suco
ou de água ou de gelatina.
88 E
você que fica em casa:
Faça
o mesmo!
89 Tome
seu banho gostoso...
Sempre antes do jantar! Para não deitar na cama de cabelo molhado ou
se candidatar a uma congestão fatal.
90 No
jantar:
Se alimente apenas de sopa ou salada de frutas, ou salada verde mista com legumes.
Os sucos de frutas ou leite com pão torrado
também são aconselháveis. Mesmo se for a um restaurante, coma alimentos
leves.
91 Antes de dormir
Beba sempre uma xícara de chá bem quentinho e não
esqueça da oração noturna
103 Oração
da noite:
Meu Senhor ! louvado
sejas Senhor ! Venho agradecer-te o dia de hoje e pedir proteção para esta
noite de descanso. Prometo esforçar-me para amanhã entregar-te um dia melhor.
Abençoa-me, Senhor e derrama graças sobre mim e todos os que te amam. Amem.
Boa noooooiiiite !
A bênção, mãe ! A bênção, pai
!
Boa-noite mãe !
Boa-noite pai!
Boa-noite amor, Deus te
abençoe !
Boa-noite família ! Boa-noite amigos !
104 Para dormir
bem...
Resolva sempre
seus problemas com calma e esqueça-os.
Não invente nem
copie problemas
Cumpra os seus
deveres
Não deixe nada
para depois
Faça exercícios
diários e caminhe bastante
Mantenha o seu
relógio biológico acertado, indo dormir sempre no mesmo horário e obedeça o seu
organismo quando ele estiver com sono.
Eduque as pessoas amigas para respeitarem os seus horários.
O quarto deve estar sempre limpo, arejado, cheiroso e
desinfetado. Os cheiros influem na qualidade dos sonhos.
106 Insônia ?
Se você
não dorme bem, converse com a sua família e não tome medicamentos sem ordem médica.
Os soníferos habituam e enfraquecem o cérebro, além de que podem se
tornar ineficientes com o tempo e constituir um vício. Procure a causa e o
tratamento da sua insônia com o médico naturopata, o homeopata, o psicólogo, o
bioterapeuta ou a nutricionista. Estes saberão encaminhar você para outras
especialidades, se for o caso.
107 O comportamental, o apagamento de traumas, a
psicoterapia, a alimentação correta, a reposição alimentar, a reeducação do
funcionamento dos seus órgãos, a natação, o relaxamento, a massagem
terapêutica, a acupuntura e os exercícios físicos ajudam a corrigir a insônia.
Uma boa leitura na cama, ajuda a relaxar
108 Aprenda a respirar bem
Elimine o mofo,
os ácaros, as aranhas, as baratas, as traças e os mosquitos do seu quarto e da
casa inteira.
109 Faça retiros espirituais, pelo menos uma vez por
ano.
110 SEJA PERSISTENTE E
NÃO DEIXE QUE NADA ATRAPALHE A SUA
CAMINHADA PARA O FUTURO QUE VOCÊ DESEJA
ALCANÇAR. PREPARE-SE PARA ASSEGURAR UMA
VIDA SAUDÁVEL E FELIZ
A
educação e o trabalho:
121 Trabalho é
movimento e tudo na vida
constitui trabalho.
O trabalho é exercício de vida.
122 O trabalho especializado de uma pessoa se caracteriza pelos
movimentos que ela faz e pelo resultado que obtém.
123 Porém, antes do movimento, existe o “projeto” pelo pensamento do que se vai
fazer e do que se quer obter. O
pensamento vem da mente, afim de dar ordens de ação para a reação do corpo.
124 Mas para que o projeto seja
viável e bom, é preciso que o pensamento seja cultivado através da educação.
125 Pensamento educado para realizar “a motivação pessoal”
da vida é o que leva a pessoa à realização
vocacional
126 O pensamento educado para realizar um determinado
projeto de trabalho é o que se chama de especialização profissional.
127 O pensamento educado e organizado para realizar um
projeto de vida é o que se chama de realização
pessoal
128 Educação para o
trabalho: Você poderá achar incrível,
mas todas as pessoas trabalham desde
bebês.
129 Como? Os bebês desde que nascem, choram e mamam. E
apesar de que as mães compartilham certos trabalhos com eles, como por exemplo,
dar banho; eles realizam o trabalho de espernear dentro da banheira, etc... Por
isso, desde o nascimento se torna necessário organizar os horários de trabalho,
de descanso e de lazer do bebê. Assim começa a educação do futuro profissional
no trabalho de estudar, comer, higienizar, brincar e até de dormir. A educação do bebê começa na maternidade e
continua em casa e depois na creche e na escola
139 Como
educar o bebê?
·
Educar o horário
de sono logo após o nascimento, deixando o bebê dormir à noite, das 22 às 06h.
·
Nas primeiras
noites em que o bebê chorar, acalente-o sem
tira-lo do berço. Abane-o ou coloque um saco de água morna ou passe um
paninho molhado no corpo, etc...
·
Dar banho às 06.10
e às 18.30 horas, vestir, etc...
·
Mamadas às 06.30,
09.30, 12.00, 15.30, 19.00 e 21.30 horas
·
Ir educando as
atitudes do bebê com paciência, carinho e firmeza.
·
O bebê deve
acompanhar sempre a mãe. Ou a mãe deve estar sempre com o bebê até os seis
meses de vida. O aconchego da mãe é muito importante nesta faze.
140 E nas creches?
Nas creches ou em casa, os bebês devem ser
habituados a cumprir horários de
atividades fixas diárias, como os horários do sono, da higiene, da alimentação,
das brincadeiras e dos “estudos”.
141 Como são os estudos do bebê ?
Eles começam por estudar o dia inteiro através da
“pesquisa” das sensações e da avaliação das coisas.
142 Exemplo:
Vai engatinhando buscar algo
Confere as alturas, a segurança, a confiança, a
dureza, a forma, a cor e o gosto dos
objetos
Tenta se comunicar e procura prestar atenção para
aprender.
151 Como se deve
colaborar com os estudos do bebê ?
Acompanhando o seu
tempo de estudo no dia e deixando-o realizar as suas experiências
Conversar falando
sempre a verdade de forma natural e ensinando a articulação das palavras
Ir introduzindo o
conhecimento do nome das letras e dos números através da brincadeira com letras e números de borracha, por exemplo
Incentivando o
que for bom para ele. Acariciando,
abraçando e demonstrando aprovação para o que ele conquistar ou realizar de bom
Nunca desmotivar ou
facilitar, mas ensinar um jeito melhor se ele chorar ou pedir ajuda.
Explicar os por
quês do que deve ou do que não pode, com cuidado para não incutir medo. Faça-o
desistir por avaliar o perigo mas
não por fraquejamento.
·
Ensinar a escolha
firme: o sim e o não, deixar ou não
deixar fazer algo, censurando e se impondo
com autoridade, mostrando os
riscos e demonstrando o seu cuidado.
·
Ensinar o “temor
de Deus” e ser “exemplo” sempre !
152 Como marcar um tempo só
para estudos e outro só para as brincadeiras do bebê ?
A
diferença entre estes dois tempos é que quando o bebê estuda, ele toma atitudes mais sérias. E quando ele está
brincando, ele ri e se diverte.
Procure observar
e separar estes dois tempos, criando um horário certo para cada um.
O ideal é que estes horários sejam compatíveis com a vida futura
da criança e consequentemente do
futuro adulto.
165 O
crescimento da pessoa:
Significa o aprimoramento da personalidade
Começa dos 0 aos 5
anos com a educação do ser e do estar no dia a dia, quando se instalam os sentimentos que vão
perdurar por toda a vida. Por exemplo, os hábitos saudáveis, o temor de Deus, o
respeito aos pais e aos outros.
Dos 5 aos 7 anos,
deve-se educar a compreensão da criança no que se refere aos fatos que vão
acontecendo diariamente. E com o discernimento do bem e do mal, a verdade e a
escolha do bem.
Dos 7 aos 15 anos,
apenas se orientam os jovens para exercerem seus deveres como pessoa de bem e desenvolverem habilidades boas.
Dos 15 aos 18
anos, esta orientação se amplia para a conquista dos seus direitos e a preparação
para o exercício vocacional
A partir dos 18
anos, o adulto deve trabalhar e se preparar para exercer uma carreira
profissional e só então, pensar em
constituir um núcleo familiar próprio.
166 A
educação do ser é a ética da vida e deve resultar no
eu sou uma pessoa do bem
167 A educação do estar é a estética da vida e deve resultar no eu
estou socialmente bem
168 O temor de Deus
é o principal limite da vida para a especialização do conhecimento real da pessoa.
O respeito aos pais e aos outros é limite necessário para que a pessoa se situe, se realize e seja
feliz aqui e agora !
180 A ética:
É etiqueta social e sentimento
de humanidade
·
Como ética, se
compreende as regras de como se deve comportar e encarar a vida para ser feliz.
·
A ética requer que
as pessoas sejam instruídas, simples, íntegras e do bem, que saibam se
relacionar com cortesia e amabilidade, respeitando limites e com muita
honestidade.
·
A ética dignifica
o ser humano
· Ser uma pessoa
digna, significa que a pessoa é capaz de agir
com “boa educação emocional”, diferentemente dos outros animais que agem
somente por instinto.
181 A estética:
·
Como estética se
compreende a sensibilidade que se desenvolve na pessoa para que ela saiba ocupar os seus espaços e fazer com que estes
espaços sejam agradáveis para si e para as pessoas da sua convivência diária.
·
Os espaços da
pessoa são em primeiro lugar o seu próprio corpo e depois os objetos e os
ambientes onde ela vive e dos quais depende:
a sua casa, o seu carro, o seu local de trabalho, a sala de aula, o
ônibus, o parque, os rios, a praia, as ruas, as calçadas, as paredes, os
quadros, a decoração, a arte, os sapatos, as roupas, os cadernos, a bolsa, a
caneta, a bicicleta, os brinquedos, as estradas, etc...
182 A pessoa deve interagir com ética
e estética para ter saúde e viver em
ambientes adequados, limpos, bonitos e saudáveis
Manter o bom e o belo, torna a vida mais segura e feliz !
192 A
etiqueta social
·
Não é nenhuma
frescura !
·
A etiqueta social
ensina como a pessoa deve se comportar em sociedade, para popularizar um entendimento de gestos e posturas, para
economia de tempo e de material, assim como para facilitar a vida das pessoas.
·
Exemplo:
Quando você vai a um jantar e vê que há talheres de peixe
do lado dos pratos, não precisa perguntar o que vai ser servido. Se você tiver
alergia a peixe, poderá pedir outro
prato a tempo de sentar-se à mesa junto com as outras pessoas, sem passar
vexame.
Nunca se deve
servir frutas difíceis de descascar ao natural, para evitar desde colocar na
mesa outras facas afiadas que aumenta a quantidade de objetos sujos e a
possibilidade de acidente.
·
A etiqueta social
deve ser usada por todas as pessoas, independentemente da condição social.
·
A principal regra
da Etiqueta Social diz respeito à
postura humana: “O que mais interessa ao mundo, é quem você é enquanto pessoa”
·
No século XXI, a
etiqueta do nome só serve mesmo para identificação pessoal e não mais para
impor aos outros um símbolo de
humilhação.
·
Quem você é ? Uma pessoa agradável, simples, boa, humilde, caridosa,
responsável, íntegra, profissional de
grande capacidade e feliz ! É isto que
interessa !
199 O
sucesso profissional:
·
Quando a pessoa é
bem educada desde os 0 até aos 18 anos, com certeza será um bom
profissional e um profissional de
sucesso.
·
O profissional
para ter sucesso, precisa antes de mais nada, estar no lugar certo. Aquele
lugar que corresponde à sua verdadeira vocação.
·
Precisa ter uma formação profissional e um conhecimento
especializado e procurar se atualizar e se aprimorar sempre.
·
Ser pontual, dinâmico,
correto e humanizado.
· A especialização
requer currículo autorizado pelo MEC. O
aprimoramento pode ser adquirido de
um profissional especializado.
200 Ser humanizado ? Sim,
a pessoa humanizada é aquela
que segue estes 10 mandamentos:
Ter uma religião e ser religioso.
Ter valores e parâmetros sociais.
Não descriminar, mas saber ocupar o seu lugar no
mundo, partilhando sempre.
Não fazer para os outros aquilo que não gostaria que
lhe fizessem
Ser cordial, honesto e trabalhador
Ter palavra, ser pontual e dar bons exemplos
Ter bom humor, paciência, boa vontade e uma alegria que vem da alma.
Contribuir para que tudo melhore no mundo
Valorizar a família, os colegas e os amigos.
Procurar sempre dar e não tirar seja o que for
201. O sucesso no emprego:
Em pleno século
XXI, não é mais bem visto os hábitos de tratamento colonialista dos
séculos passados. Se você quer ter sucesso no seu emprego, aprenda o seguinte:
Não existe mais “chefe”, “chefinho” ou “chefão”
O “puxa-saquismo” está descartado.
Aqueles que estão hoje num “lugar de ponta” ou de “antiga chefia” e que
humilham os seus colaboradores ou os profissionais que fazem parte do seu
grupo, não está vivendo neste século e não está preparado para exercer tal
função ou já está ultrapassado
A palavra “Chefe” nunca deve ser usada. Mas sim, os títulos profissionais ou
nomes próprios, como: - Bom dia, senhor Diretor ! - Bom dia senhor
Presidente ! –Bom dia Senhor.Augusto ! – Bom dia Senhora Ana Maria !
Bom-dia Doutor Antônio !
O título de “Doutor” só deve ser usado por quem é realmente doutorado por uma
universidade.
As pessoas que estão nos “lugares de ponta” como diretor, presidente, etc...são
coordenadores que ascenderam na pirâmide da empresa. Não quer dizer que
eles possuam maior conhecimento que os seus colaboradores. Mas devem ser
respeitados.
Os coordenadores setoriais e geral, devem ser aquelas pessoas que possuam
espírito de liderança e que sejam capazes de organizar, sintetizar ,expandir,
distribuir, resgatar e concluir resultados com pleno conhecimento de causa.
O sucesso no emprego está no fato de você respeitar as ordens superiores e
cumprir bem a sua parte para que o resultado final se expresse no
conjunto.
202. O sucesso pessoal. Para ter sucesso na sua própria vida, você precisa
observar estas razões:
Honrar pai e mãe, sem julga-los e sem sentir vergonha dos
mesmos.
Honrar tanto a família herdada quanto a família constituída.
Ser humilde, colaborar sempre com os mais desafortunados e ter
educação emocional !
Ter o hábito de cometer boas atitudes para que possam constituir bons
exemplos.
Não ter vícios e manter a saúde.
Não prometer o que não pode cumprir e cumprir sempre o que prometer.
Estar sempre bem apresentável nos lugares que freqüenta e ter
educação cívica e social !
Não fazer demagogia, mentir, furtar, invejar ou desejar as coisas alheias.
Não agir de forma a correr o risco de causar prejuízo aos outros. O futuro
dos outros também lhe pertence. Por isso é que para Deus somos
todos irmãos !
Não invadir a privacidade alheia e manter a sua.
Não queira ser como os outros nem melhor que ninguém. Seja você mesmo ! Sem
disfarces ! E com muita alegria !
Ser pontual, ter honestidade e bom caráter.
Fazer economia e manter uma poupança
Uma historinha:
Quando a Ira destruiu o chapéu da
Sorte, amanheceu careca. Depois ganhou uma fortuna, mas logo veio a inundação e
o Banco pegou fogo. Nunca mais pôde comprar um guarda- chuva, guarda-sol
ou uma peruca. E perdeu o amor da Sorte, que um dia encontrou como 1º da fila,
com outro chapéu e ainda tinha cabelo ! Moral da história: não vale a pena ficar irado. Paciência e boas palavras conquistam tudo de bom.
203. As férias :
Quando você
estiver de férias, viaje sempre nem que seja para perto de casa. Mas, de
qualquer forma, mesmo que opte por ficar em casa, procure qualificar as suas
férias para que possa vive-la realmente e assim, sentir que valeu a pena.
Mantenha o seu “horário ideal de vida” para que as suas glândulas continuem
funcionando como um relógio bem certinho e mantenha a sua saúde no geral.
Troque apenas o
horário que era de trabalho ou de estudo para fazer alguma coisa de diferente .
Mantenha o lazer nos horários dedicados ao lazer ou às horas livres.
Procure manter atividades que façam bem tanto à mente quanto ao corpo,
como: leitura, passatempos, Internet, teatro, cinema, dança, natação,
caminhada, academia, esportes etc...
Não estoure os seus tímpanos nem os tímpanos alheios com altos sons
Os acampamentos fazem bem para quem está muito estressado. Faz bem curtir a
natureza e cumprir com as restrições que a própria natureza requer, além de
serem férias bem comportadas.
E que tal uma cabana nas montanhas ?
Procure retornar com o corpo e a mente tanto descansados quanto
reciclados. E com muitas saudades do seu dia a dia
204. O profissionalismo:
É a cultura do exercício profissional.
·
O profissionalismo se adquire exercendo com amor e cultivando hábitos saudáveis
que aprimorem a profissão :
1.
Fazendo outros cursos de capacitação e cursos de especialidade que
complementem o seu exercício profissional com muito talento.
2.
Pesquisando, aceitando críticas e procurando sempre melhores
resultados.
3.
Vestindo “a camisa” do que faz.
4.
Procurando aprimoramentos com outros profissionais do ramo.
5.
Sendo uma pessoa organizada no trabalho
6.
Trabalhando para viver com tranqüilidade e não “
vivendo para trabalhar”.
7.
Dando oportunidade aos outros
8.
Ajudando a profissionalizar outros trabalhadores, superando-se sempre.
9.
Não vivendo em família os problemas do trabalho.
10. Nunca
considerar os assuntos difíceis como “problemas” mas sim como casos que
precisam de uma solução.
11. Procure as
soluções do trabalho apenas no local de trabalho ou em lugares especializados
para o caso.
12. Trate bem
os seus clientes.
OPS. Todas as profissões
são dignas. O que seria de umas, sem as outras ? Por isso, todo profissional é
digno de respeito e consideração !
205. O porque do
bom relacionamento:
É
o tempero da felicidade !
Na medida em que você se relaciona bem com os outros e com o mundo de forma
geral, você vive e sustenta a sua felicidade.
Ser feliz não é possuir bens materiais ilimitados. Tanto o pobre quanto o
rico podem ser felizes se possuírem no coração um amor universal que são
os seus bens espirituais e estiverem de bem com a vida
O bom relacionamento facilita o dia a dia e ajuda em todas as situações da
vida
E pode até salvar uma pessoa
Cultivar amizades sinceras também faz bem à saúde. E as
amizades boas garantem o nosso mundo.
Devemos nos relacionar com amor e respeito com os nossos pais e
a família; com consideração e respeito com os professores, amigos,
colegas e conhecidos . Isto qualifica a pessoa
O respeito só é real se for exercido por amor ou por admiração e não pelo
medo. Isto dá paz
No século XXI, os medos devem ser sempre esclarecidos para que se viva
em segurança.
Somos frágeis. Todos temos “um ponto fraco”. Mas não podemos
usar e nem abusar do “ponto fraco” dos outros. Para manter a
tranqüilidade de todos.
Antes, devemos ajudar as pessoas a superarem as suas
fraquezas. Para o bem de todos.
Saber relacionar-se é uma arte e um exercício de cidadania.Serve para que
seja bem recomendado
Se você mora em apartamento, lembre-se que é responsável pelo prédio
inteiro ! Viver bem !
Quem não tem amigos, “não existe”para a vida.
206. A vocação :
Sentir a vocação é procurar no seu coração a profissão que
poderá exercer com mais amor.
Os grandes salários e a posição social, não justificam a escolha da profissão,visto
que você só terá sucesso se estiver trabalhando com prazer. Porque os
seus sentidos físicos devem obedecer à sua alma e não aos seus sentidos
psíquicos. Do contrário você cria uma dependência doentia.
Como achar a sua vocação ?
Primeiro, ache as suas tendências vocacionais (os trabalhos que gostaria de
fazer)
Depois vá eliminando cada tendência de acordo com as que você ache que
poderiam lhe proporcionar o tipo de exercício profissional que mais lhe agrada
ou que se encaixe melhor no seu perfil.
Depois de eleger as suas tendências
vocacionais ( ex. trabalhar ao ar
livre, andar na mata ), veja que linha profissional você é
capaz de seguir com maior determinação e carinho (ex. engenharia florestal ?,
ornitólogo ? )
Não é raro descobrir a verdadeira vocação depois de estar exercendo outra
profissão. Mas nunca é tarde para mudar e ser feliz. Sempre é tempo de
voltar a estudar.
Por isso é bom começar a trabalhar fora aos 16 anos quando ainda está
cursando o nível médio. Assim, a escolha da faculdade se torna mais fácil.
A vivência da vocação: A pessoa que vive a sua vocação
mantém um estado pleno de felicidade. Não se estressa, não se deprime, costuma
ter boa saúde e é sempre mais dedicada ao trabalho que realiza.
207. O estudo e a vida
1.O
estudo é o melhor caminho para adquirir o conhecimento que transforma a
vida para melhor ou que proporciona uma melhor qualidade de vida e para a
preparação profissional.
2.O estudo requer um resultado
lógico que é a aprendizagem do conhecimento e um resultado prático que é a
aplicação do conhecimento.
3. Por exemplo, a mãe e o pai ensinam a falar, a
higiene, a caminhar, a se comportar, a respeitar, a orar, a temer a Deus,
a cozinhar, a limpar os sapatos, a ter bom caráter, etc...e isto
constitui conhecimento para transformar a vida dos filhos.
4.A mãe e o pai são ao nossos primeiros
catequistas e professores. Assim a família é a nossa primeira Igreja e também a
nossa primeira Escola.
5. Se a “primeira Igreja e a primeira
Escola” falharem na educação dos filhos, estes pais nunca terão o direito de
reclamarem dos próximos catequistas e professores.
6.Porque a capacidade de aprendizado da pessoa se desenvolve ao
longo da vida com as bases da educação familiar, como por exemplo: a
responsabilidade, o desembaraço, as atitudes, o discernimento, o bom humor, a
boa apresentação,etc.
7. Por isso se define a família como sendo a Escola da Fé e do
Amor. A família deve ensinar principalmente através dos bons exemplos a formar
boas pessoas
8. As Creches devem ser a extensão do aprendizado familiar aplicado na
comunidade fortalecendo a moral e cuidando tanto da iniciação do
conhecimento lógico quanto do prático.
Ex. o que são, como são, o manuseio, o equilíbrio, o porque das coisas,
iniciação à cidadania e a convivência.
9. Pais e
Professores devem se unir e manter uma boa cumplicidade como
co-educadores.
208. O estudo e a Escola :
O despertar do conhecimento é natural na criança, porque para manter a vida,
ela possui uma curiosidade inata.
Ora, se cabe à família dar o estímulo para desenvolver a capacidade
mental ou a inteligência da criança; cabe aos professores na Escola
aplicar de forma coerente e racional, todas as matérias do conhecimento,
munidos de amor, exemplaridade e imposição firme das regras que definem a
Escola.
A família e a creche formam a pessoa e o cidadão (o ser). A Escola mantém o
ser e forma o profissional.
Cidadania, humanismo e profissionalismo de alunos e professores devem
interagir para a construção de um universo de sociedades felizes.
Estudante, também é profissão !. E todos os estudantes devem
agir como profissionais, porque trabalham para aprender. O salário do estudante
é a “garantia do futuro” ou o “seguro de vida” mais garantido do mercado.
Inconseqüente é a pessoa que desiste de estudar, porque assim vai
perder tempo de vida e se arrepender lá na frente quando se deparar com
as oportunidades que não vai poder abraçar.
O Governo Brasileiro, mantém Escolas Públicas que oferecem
oportunidades para todos. Não perca tempo. Estude !
Faça todos os cursos que puder, mesmo que não sejam oficiais, como por
exemplo, uma Panificadora que resolve dar curso e estágio de padeiro.
Existem
também Instituições como o SENAC, o SENAR e Escolas via Internet.
Informe-se!
209. O estudo e a catequese:
Catequese é educação para a vida
A catequese é o estudo que complementa e fortalece a
ação da família e da Escola, pelo conhecimento da ação de Deus sobre a
humanidade.
Todas as denominações religiosas devem manter uma
catequese.
Porque Deus age em tudo e todo lugar,
diremos que a catequese é o estudo das realidades da vida.
Na catequese, a criança
aprende a história da religião e a se comunicar com Deus.
O catequista deve ser especializado e saber
responder a todos os questionamentos de vida das crianças. E dar exemplo de
amor e dedicação.
Através do fortalecimento espiritual da criança na
catequese é que se fortalece a família e o cidadão como pessoa humanizada.
Na Igreja Católica, o estudo do catecismo amplia
as capacidades da criança, implementando a fé, o sacramental e o respeito
à Igreja enquanto Instituição representativa das causas de Deus.
A catequese estimula o crescimento da
pessoa feliz
Ensina a desenvolver habilidades saudáveis para o
exercício da vida.
E faz a re-ligação da pessoa humana com o Divino.
A criança que estuda catequese se torna
habilitada a enfrentar melhor e com retidão os problemas da vida e
aprende a ganhar muitos amigos !
A catequese é portanto, como uma terapia
iniciadora da oportunidade de viver o Reino de Deus desde agora em qualquer
lugar e qualquer que seja a sua vocação profissional.
210. O sexo
O sexo existe para procriar. Mas
o prazer máximo do sexo só se dá quando o masculino e o feminino se unem por
amor. Porque o amor é que predispõe as glândulas para fazer o
corpo reagir com plenitude.
Nas outras formas de sexo
ou no sexo indiscriminado, o verdadeiro prazer não se dá e o que se
passa, é uma ilusão de sensações doentias e humilhantes.
Porque Deus concebeu
funções específicas para cada órgão do corpo humano. Não se pode alterar estas
funções. Tudo o que é estranho ao órgão, ou quando se força ou altera o
metabolismo dos órgãos, provoca-se doença.
Mas não devemos descriminar
aquelas pessoas que gostam de viver ilusoriamente. È uma opção delas
viverem uma ficção de felicidade. Cada um é dono do seu destino e cada
qual irá responder apenas por si mesmo perante Deus.
Evitar o sexo na infância e
adolescência é a melhor opção. O corpo humano nasce predisposto a
passar pelas fazes certas da vida. E apressar estas fazes
significa apressar o enfrentamento dos problemas da vida, o envelhecimento
precoce e até a morte.
Além disto, os jovens se
expõem mais cedo a uma enorme gama de doenças próprias do sexo, que
nos homens poderá levar à impotência precoce e nas meninas à
esterilidade e aos traumatismos também precoces.
Mas se você, jovem ou
adulto, pratica o sexo, não se esqueça de ter um parceiro certo e apesar de
confiável, usar sempre a camisinha. Além de outros cuidados de higiene e
saúde e outros métodos anticoncepcionais. Faça sempre os exames médicos
recomendados. Vá ao Posto de Saúde !
Filhos
? Só com planejamento familiar acompanhado pelo médico!
- Não se esqueça de que a camisinha pode furar !
As fases certas da vida :
211. Etapas certas da vida que se
devem cumprir:
O direito do nascimento para ser feliz
Ter uma primeira infância marcada pelo amor, pelo temor de Deus, tendo
uma educação cuidada pelos pais ou responsáveis dedicados.
Ter na segunda infância o acompanhamento dos pais, a religião certa, o
direito à educação para a vida e o estudo direcionado para a construção
do futuro
Ter na pré-adolescência uma boa escolaridade, uma boa visão da vida, um
comportamento seguro e a proteção e o amparo da família
Ter na adolescência, o juízo necessário para seguir o preparo e o
caminho da profissionalização, não se deixando envolver em problemas que
alterem este caminho, como sexo, gravidez, badernas, fumo, bebida, festas
de noitadas, má companhia, rebeldia, desvios de comportamento, vícios, etc.
Na vida adulta e depois de resolvida a sua profissionalização, procurar
a sua estabilidade profissional.
OPS. Depois
destas etapas cumpridas e de você possuir a situação necessária, poderá pensar
em constituir uma família sólida e feliz
e trazer para o mundo, crianças que deverão
ser educados para se tornarem os adultos que recomeçarão esta lista desde o
primeiro item.
212. A família feliz
:
É aquela que vive na mais perfeita harmonia.
Pai e mãe procuram sempre dar o
melhor exemplo.
A partilha é perfeita entre todos
E todos perguntam uns aos outros se
podem fazer algo momentâneo ou planejado
Aconselhamento
Exemplo: -posso comer aquele pedaço de
bolo que está na geladeira ? – Mãe, posso ir em tal lugar ?
Os filhos sempre pedem consentimento aos
pais para sair ou irem a algum lugar e nunca saem de casa sem
o famoso “sim, mas a tal hora quero ver você de volta aqui em casa!”
Todos devem sempre dizer aonde vão, com
quem vão, todo o roteiro e combinar a “hora da busca” ou a
“hora da chegada”. Dar endereço e telefone do lugar onde vai estar, e não se
desviar do caminho. et
A família feliz, sabe distinguir os
diferentes conceitos de Casa e de Lar.
A casa é o imóvel onde moram. Deve ser
limpa e bem arrumada sempre. E decorada dentro das possibilidades mas
sempre demonstrando capricho.
O lar é o espaço dentro da casa onde se
habita espiritualmente falando. Deve ser harmonioso, ter paz, ter amor,
ter respeito e aquele cheirinho bom de felicidade.
Quando a família é feliz, há
um grande e silencioso entendimento “no Lar”. Não precisa pedir nem
mandar fazer algo. Automaticamente todos se organizam e colaboram
nos afazeres “da casa”.
Os filhos e todas as outras pessoas devem seguir as
regras que “ o Rei e a Rainha do lar” determinam.
213. O respeito ao crescimento:
Crescer, não é só aumentar de tamanho. Mas também aprender a
viver.
Crescer também é respeitar a vida dos outros e aprender a ter fé
Os pais e outros adultos, devem respeitar sempre o crescimento das
crianças. Não fazer gozação mas ajuda-las a “crescer aprendendo com
os próprios erros”
Como também não se deve seja quem for e com quem for, agir
ridicularizando o outro. Mas ajuda-lo a crescer.
Os bolos crescem com fermento. As pessoas crescem com incentivos.
Saiba delegar ou partilhar confiando no outro, mesmo que seja uma
criança. Não seja um perfeito bobico ou não pense que você é um deus. Dê chance
aos outros.
Quando se vai fazer alguma coisa ou prestar um serviço ou aceitar um trabalho
ou cobrar algo, deve-se ter o cuidado de que não se vai prejudicar ninguém de
forma alguma, nem o ambiente. E que se está de acordo com as leis de Deus
e da sociedade humana.
Não seja um “copiador” das idéias alheias. Quem copia querendo se dar
bem, sempre se dá mal.
Procure partilhar as idéias com honestidade e aí então, se dará bem e
crescerá !
Não seja pessimista e não transmita pessimismo às outras pessoas.
Não deixe as crianças carregarem pesos. Os pesos em geral, podem
prejudicar o crescimento físico ou causar deformações do esqueleto.
A fé é a grande libertadora dos males humanos.
A pessoa cresce junto com o seu mundo particular, quando se liberta
dos males do corpo e da mente.
214. Os ambientes :
Nos lugares onde há vida,
sempre devemos nos preocupar em manter a segurança, a paz e a boa
qualidade de vida para todos.
Em casa, não deve haver batidas de portas, gás e aparelhos elétricos
ligados sem necessidade, etc...
As tomadas devem ser instaladas em lugares altos.
A casa e todo o terreno devem ser sempre bem cuidados. Não ter mosquitos ou
caracóis gigantes, e se possível possuir horta e jardim. Quando acender velas,
coloque-as sobre um objeto côncavo que resista à temperatura e com
um pouco de água na base, para que ela apague quando chegar na água e não
provoque incêndios.
Aprenda a lidar com o lixo:
Todo lixo que apodrece rápido,
pode ser enterrado para virar adubo. Organize quatro lixeiras
comunitárias na sua rua, sendo uma vermelha para os plásticos, uma amarela para
os metais, uma azul para os papéis e uma verde para os vidros. Descarte
sempre o lixo depois de seco.
Não solte balões, não faça fogo, não jogue cigarro aceso e nem
espelhos ou vidros que reflitam a luz do sol nas matas. Não deixe lixo
por lá e nem nas praias !
Procure plantar pelo menos três árvores nativas por ano em lugares
descampados.
Não deixe que os resíduos poluam os rios e o mar. Se não há tratamento de
esgotos onde você mora, se empenhe para que seja feita uma fossa biológica
comunitária.
De preferência, não use petróleo ou derivados
Use
produtos reciclados ou feitos à base de resinas e óleos vegetais,
aparelhos elétricos, lenha ou carvão com certificado de manejo florestal.
215. A saúde do corpo e da alma :
No lar, na escola ou em qualquer lugar não deve
haver gritos, xingação, disputas bobas e barulhos desnecessários,
que podem afetar a psique de alguém, causar mal estar, dores de cabeça e
prejuízos físicos, morais, psíquicos e sociais.
Não se deve guardar rancores, sentir inveja, angústias,
bater ou castigar. São sentimentos e atitudes que podem somatizar doenças
do coração, das veias, dos nervos, emocionais e do cérebro.
Conversar sempre equacionando os problemas e
procurando o melhor para ambas as partes. Terminar sempre as conversas com
decisões sérias, porém com compreensão mútua e perdão
Não queira receber aquilo que você não dá. Porque
isso além de ser impossível, enfraquece a alma e estressa o corpo.
Saiba dizer não no momento certo. Saiba perder com
esportividade, mesmo que seja a grande “paixão” da sua vida. Porque
paixão em si já é “doença dos sentidos” que pode levar à depressão.
Só o amor salva, regenera, recupera e
embeleza seja o que for. * Amor e
paixão não combinam !
“Alma sã em corpo são”. O corpo e a mente
dependem da alma e a alma depende da mente e do corpo.
A Alma é composta por sentimentos. Isto
significa que bons sentimentos são responsáveis pela saúde da mente e
consequentemente do corpo.
Assim como uma boa mente mantém a
saúde do corpo e da alma.
216. A palavra :
PALAVRA É VIDA !
Deus criou o mundo organizando-o com palavras. E a nossa palavra continua
organizando a vida.
Principalmente quando falamos com a força de um desejo, a nossa vontade se
realiza mais cedo ou mais tarde.
As mães, os pais e as pessoas que xingam uma criança com palavras más,
acabam por ver um dia que aquela criança se
tornou um produto do mau ou daquelas palavras.
Portanto, com boas palavras se construirá o futuro.
A palavra é sagrada. Por isso, devemos ter cuidado com tudo o que dizemos.
Não falar mau dos outros nem desejar o mau ao próximo.
Para ser feliz é muito importante aprender a conversar sabendo usar bem a
entonação da voz, articulando bem a palavra, construindo bem as frases, fazendo
as pontuações e falando tranquilamente.
Para ter sucesso na vida, é necessário que a pessoa saiba ser gentil e falar de
maneira agradável
Para ter sucesso no trabalho e na vida em geral, deve-se aprender a falar
outros idiomas além do nosso português.. Principalmente o espanhol, o
inglês e o francês que são falados aqui na América do Sul e que têm muita
importância para o MERCOSUL.
Principalmente,
devemos possuir uma boa capacidade de comunicação na nossa língua
materna
217. Os bons hábitos
: * Os hábitos,
determinam os
caminhos da vida futura
Por exemplo, o futuro do fumante é sofrer de doenças respiratórias e
outras, além de diminuir o seu tempo hábil de vida.
Escovar os dentes sempre depois das refeições e principalmente pela manhã e à
noite. É importante não deixar acontecer na boca a fermentação dos
alimentos, que causa mal hálito e deteriora os dentes.
Se você não puder usar creme dental, coloque sabão em barra na escova. E
bocheche com bastante água.
Lavar bem as mãos com sabão ou sabonete antes de ir comer alguma coisa.
Tomar banho, ou pelo menos lavar bem as axilas, as partes genitais, o
rosto, as mãos e os pés antes de ir jantar e depois deitar.
Acolha sempre com cordialidade: ”Seja bem vindo”
Cumprimente sempre as pessoas que encontrar
Peça a bênção ao seu pai e a sua mãe, pela manhã e a noite. Ore antes das
refeições.
Nunca deixe de demonstrar seus verdadeiros sentimentos. Mas tome cuidado para
não chocar as pessoas.
Procure sempre se expressar de forma simples e tranqüila, mesmo quando você
tiver de obrigatoriamente contatar com quem não gostaria.
Não julgue as atitudes alheias, visto que não podemos estar na “pele dos
outros”
Respeite sempre os mais velhos. Procure aprender com eles e não fazer
comentários adversos ou chocantes.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura !
218. Vivendo no horário ideal : Desde o nascimento
Despertar e levantar
às 06.00 h.
Oração, higiene e vestir das 06.00 às 06.30 h.
Café da manhã das 06.30 às 06.45 h.
Brincar, estudar ou trabalhar
das 08.00 às 10.00 h
Pausa para lanchar das 10.00 às 10.10 h.
Brincar, estudar ou trabalhar
das 10.10 às 12.10 h.
Almoço, das 12.10 às 12.40 h.
Descanso ou hora livre, das
12.40 às 13.30 h.
Brincar, estudar ou trabalhar
das 13.30 às 15.30 h.
Pausa para lanchar das 15.30 às 15.45
Brincar, estudar ou trabalhar
das 15.45 às 18.00 h.
Lazer das 18.00 às 19.30 h.
Higiene das 19.30 às 19.45
Jantar às
19.45 h.
Tempo livre das 20.00 às 21.00
h.
Dormir às 21.00 h.
1. O horário ideal deveria ser
mantido por toda a vida. Entretanto, sempre há imprevistos e quando se chega à
vida adulta, o tipo de trabalho que se exerce pode levar à modificação deste
horário. Quando isso acontece, o ideal é adaptar o organismo a um segundo
horário.
2. Bom seria se todas as atividades
profissionais se adaptassem a esse horário. Isso garantiria os “encontros” do
grupo familiar.
Vida noturna ?
Se você é
maior de 18 anos, poderá escolher um dia na semana para freqüentar uma atividade noturna, como por exemplo, jantar fora, dançar ou fazer um
curso. Mas a noite ideal para isso é aquela que calhar na véspera do seu dia de
folga. E não esqueça que há um dia na semana que você precisa ir à sua Igreja.
219. RECONHECENDO O QUE ESTÁ
ERRADO. Para que o seu mundo seja feliz e nele não exista lugar
para o erro
Você deve
aprender a reconhecer ou diagnosticar as pessoas que vivem no erro, para que
possa se defender e não entrar em “roubada” sem discriminar.
Os que violam a integridade física das pessoas são agressores
violentos em potencial. Fazem mal uso das armas, batem, espancam,
provocam queimaduras, fraturas, cortes ou lesões corporais.
Os que violam a integridade moral das pessoas, são aqueles que
xingam, dizem pornografias, tentam seduzir para o sexo e as drogas, tentam
seduzir para desviar do bom caminho e levar para a perdição
Pessoas simples ou quaisquer profissionais que procuram demonstrar até
mesmo em público, através de programas das emissoras de comunicação, simples
conversas ou palestras nos clubes, nas escolas e outros lugares que o estilo de
vida errado que elas vivem é normal e aceite pelos pais e pela sociedade;
alterando os parâmetros da normalidade do ser e da legalidade social.
Pessoas demagogas, mentirosas ou que oferecem facilidades com grandes
promessas, tirando você da sua rotina normal e do seu padrão de vida
natural.
Pessoas viciadas, alcoólatras, drogados, pessoas compulsivas, gulosas,
cleptomaníacas, aduladoras e agenciadores não autorizados pela lei.
Você já ouviu dizer
que “o que interessa é ser feliz?”. A propósito, a sociedade humana se
divide em dois Reinos Sociais. O Reino social do bem, que leva à real e perene felicidade e o Reino
social do mal, que leva aos prazeres dos sentidos, aos perigos em geral
e a uma falsa e tênue felicidade..
Além destes erros
que aqui descrevemos, existem tantos outros que só a sua consciência crítica
poderá reconhecer.
Consciência
crítica não é criticar seja quem ou o que for. Consciência crítica é saber
reconhecer as consequëncias futuras daquilo que você estiver escolhendo ou
fazendo hoje.
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