MANUAL DA FELICIDADE






Afinal, o que é a felicidade ?

10 Digamos que a felicidade é o conjunto de  acontecimentos e coisas que no dia a dia  
da  nossa vida, nos dão alegria, equilíbrio e paz.


É, masssss...
11 Há quem sinta alegria  provocando a desgraça alheia ...

        Há quem sinta equilíbrio se drogando...
        Há quem sinta paz, eliminando os inimigos...
        Há quem busque a  paz, desistindo de viver...
Porém...       
  12   A desgraça alheia pode se voltar contra si. 
          As drogas arruínam a sua vida!
       Inimigos eliminados trazem  outros maiores !
       Desistir da vida é desistir de Deus ! 
Se  o problema é depressão, acesse: www.depressaodaalma.blogspot.com

13    Quem  vive  sempre no prejuízo
   Deve prestar atenção no retorno das coisas que faz.
Se  agirmos  “no mal”  recebemos das forças “do mal”
Se agirmos “no bem”  recebemos  das forças  “do bem”
 medite a oração de São Francisco!

14   Devemos prestar atenção na qualidade de tudo o que fazemos
Se o que fizermos for  de boa qualidade, nada poderá nos abater !
Pense nisto !

Felicidade é : A  resposta do que somos

                                 


23 Felicidade é o conjunto de  acontecimentos bons e de coisas boas que no
 dia a dia da nossa vida  nos dão boa alegria, bom equilíbrio e  boa  paz.



24   Como ?

Amando para ser amado,  perdoando para ser perdoado, consolando para ser consolado,  compreendendo para ser compreendido !



25   Difícil ?

Sim, o exercício do bem é difícil  porque a nossa humanidade  é comandada pelos hormônios, pelo nervosismo, pelo materialismo, pelo egoísmo, pela pressa,  pela falta de ética e principalmente pela falta de educação !



26  Pode  ser fácil ?
Claro que pode ! através do exercício diário das boas regras de comportamento, o  exercício do bem acaba por se tornar um hábito fácil, simples e saudável  que mantém um estado permanente de felicidade  

35    Bom-dia, SOL !

Acorde cedo

Sentado na cama, faça a sua oração da manhã !
        Enquanto isso, pense no que irá fazer durante o dia e  “ se programe” na sua agenda.
        Abra a janela ou apenas a cortina, dê bom-dia ao Sol e deixe-o entrar

Faça  bons alongamentos durante cinco minutos

Escove os dentes

Tome um bom banho. De preferência, frio. No inverno, aqueça o banheiro !

Dê bom-dia à sua família !

Tome um bom café da manhã.
 Converse com a família sobre o que você vai fazer e onde você irá estar.
Partilhe a sua vida com os seus !
Aceite conselhos !
 E comece o seu dia  particular !

44   Uma oração da manhã ?

                Senhor!  No silêncio deste amanhecer, quero te louvar! Agradecer-te pelo dia de ontem e  pedir-te a paz, a sabedoria e a força. Neste dia, quero olhar o mundo com amor, ser paciente e responsável, ter compreensão, mansidão,  prudência e ver o bem em cada pessoa que eu encontrar. Guarda-me de todo o mal. Que meu  ser seja fortalecido. Que de bênçãos se encha o meu espírito e que eu também possa abençoar. Que todos quantos se achegarem a mim, sintam a Tua presença e que a Tua Luz ilumine os meus caminhos. Que assim seja!



45  Alongamentos:

                Se espreguice

               Inspire e expire profundamente 5 vezes

            Puxe devagar e segure por 3 segundos  um dos cotovelos com a mão do outro braço para o lado oposto. Repita com o outro braço.

             Flexione o corpo para a frente e para cada lado, levando as duas ou uma das mãos até ao chão por 3 segundos cada posição. Repita e vá  trabalhando a respiração!

              Sinta-se  desperto e esperto!

46  Fale sempre com  o seu Ser Superior !      
     

56  Um bom café da manhã ?
Aqui vão sete dicas :
            Café, pão fresco com  mel e fruta
            Café, pão torrado, queijo e fruta
            Café, pão fresco com manteiga e fruta
            Café, arroz-doce ou bolo e fruta
            Café com cuscus ou milho verde cosido
Se quiser fazer dieta, acesse: www.estudodeceliacos.blogspot.com

57    Partilhando a vida:
Quando contamos as nossas preocupações e falamos dos nossos afazeres diários com a família  ou as pessoas com as quais moramos, não quer dizer que “estejamos prestando conta da nossa vida” ou “dando satisfação”, mas sim que estamos partilhando ou dando a conhecer o nosso dia, até por uma questão de amor e segurança. 

58  Saber ouvir e saber falar trocando  idéias  com bons modos e tranqüilidade, torna a convivência  pacífica, segura e feliz.

      59  Pense que as pessoas que estão  todos os dias do seu lado  fazem  parte do 

      seu mundo particular


27   Mundo particular ?
Claro ! O  seu mundo particular é composto por tudo o que  faz parte da sua vida. Você pode ter um mundo particular aberto...cheio de contatos novos, onde sempre cabe mais um bem-vindo !  ou você pode ter um mundo particular fechado... mantendo sempre os mesmos contatos e onde não cabe mais ninguém nem mais nada...ou...Não interessa  de que tipo é o seu mundo, desde que você viva  honestamente perante Deus e a sociedade humana. Mas pense que se você prejudicar alguém  ou alguma coisa, o seu mundo particular não será mais o mesmo. O seu mundo particular reúne outros mundos como o da família, o do trabalho, o da escola. E por isso  também se comunica e se envolve com outros mundos  particulares.

28    Mantendo o bom humor, a paz  e a alta capacidade:

Em qualquer lugar, se apresente sempre limpo, cheiroso e bem educado

Honre sempre a sua boa palavra.

Mantenha a dedicação pelo que você faz.

Trabalhe ou estude descontraído  mas  porém... mantendo  a  boa  postura.

Cumprimente as pessoas, peça desculpas, por favor e agradeça sempre.

 Não descrimine raça, religião, feiúra, deficiências ou condição social

 Respeitar para ser respeitado

29  A qualidade do seu mundo particular só  depende de você !

30   No meio da manhã:
        Tire 15 minutos de  recreação para  se exercitar um pouco e respirar ar puro.

       Coma um punhado de sementes ou frutas secas   e beba bastante água.

31 Sementes ou frutas secas ?

               De amendoim, de gira-sol ou de abóbora torradas, de jaca, de pinhão 
ou fruta-pão cosidas, castanhas, nozes, marcadame, granola, passas, etc...
               Porque você como todas as pessoas de qualquer idade precisam manter 
o organismo saudável e bem disposto
               Qualquer outro suplemento no meio da manhã  pode se tornar
 prejudicial principalmente a partir dos  16 anos de idade, quando o organismo 
já  está  se definindo para a vida adulta  e tudo se torna excesso.
               A merenda escolar deve ser elaborada de acordo com a realidade de 
saúde dos seus  consumidores, ouvindo  uma  nutricionista
              Mas ninguém merece comer  alimentos  engordantes 


32    A retomada dos afazeres matinais deve ser com sensação de bem estar                                                                
                                                                     

80 Almoce  bem

Avalie a quantidade que caiba dentro da concha formada pelas 
suas duas mãos unidas. Este é o tamanho normal do seu estômago. 
Não coma montanhas !

Seu prato deve ser formado por carnes magras ou peixe magro, 
ou mariscos ou ovo, verduras, legumes e apenas um cereal. 
O feijão pode ser considerado legume.

Coma carne vermelha apenas uma vez por semana ou pode até 
substituí-la por soja, brócolis, beterraba, alcachofra, acelga, leite, coalhada
ou  iogurte, queijos, etc...

Prefira as comidas simples e naturais sem sobremesas

Escolha os molhos e temperos verdes, frescos, as pimentas vermelhas
 frescas, o azeite de oliva, os óleos vegetais e os vinagres de frutas ou de vinho.

Não consuma alimentos que contenham amido todos os dias, especialmente 
o arroz e o milho. Mas coma todos os dias a boa farinha de mandioca.


Só tome água ou suco, meia hora antes e uma hora depois das refeições
Frutas, pode comer junto com a comida como se fosse salada ou deixar para 
comer no lanche da tarde.
Os doces naturais como o mel ou bolo simples pode comer um pouco 
com o café da manhã.
As tortas doces e os cremes como chantilly só se deve comer 
nas comemorações ou aniversários. Mas, não vá comemorar todos os dias!
               
81   Não esqueça que  tudo o que  entra na sua boca ou  
no seu  intestino, é alimento. E a sua saúde orgânica 
depende  principalmente  do que você come. E Deus nos 
destinou as substâncias certas para cada função ! Por isso, 
procure se alimentar corretamente para prevenir 
doenças futuras.


86 No meio da tarde...

Coma fruta fresca.

Pode até consumir uma guloseima esporadicamente !

87 Se você trabalha fora ou estuda :

Ao chegar em casa ou por volta das 18 ou 19 horas, tome um copo de chá ou de suco ou de água ou de gelatina.

88   E você que fica em casa:

Faça o mesmo!

89  Tome seu banho  gostoso...
Sempre antes do jantar!   Para não deitar na cama de cabelo molhado ou se candidatar a uma congestão fatal.

90   No jantar:

Se alimente apenas de sopa ou salada  de frutas, ou salada verde mista com legumes. Os sucos de frutas ou leite com pão torrado  também são aconselháveis. Mesmo se for a um restaurante, coma alimentos leves.

91   Antes de dormir

Beba sempre uma xícara de chá bem quentinho e não esqueça da oração noturna

103  Oração da noite:

Meu Senhor !    louvado sejas Senhor ! Venho agradecer-te o dia de hoje e pedir proteção para esta noite de descanso. Prometo esforçar-me para amanhã entregar-te um dia melhor. Abençoa-me, Senhor e derrama graças sobre mim e todos os que te amam. Amem.


                              Boa noooooiiiite !

                      A bênção, mãe ! A bênção, pai !

                        Boa-noite mãe ! Boa-noite pai!

                  Boa-noite amor, Deus te abençoe !

                 Boa-noite família !  Boa-noite amigos !

104   Para  dormir  bem...
               Resolva sempre seus problemas com calma e esqueça-os.
               Não invente nem copie problemas
                Cumpra os seus deveres
                Não deixe nada para depois
                Faça exercícios diários e caminhe  bastante
                Mantenha o seu relógio biológico acertado, indo dormir sempre no mesmo horário e obedeça o seu organismo quando ele  estiver com sono.
                Eduque  as pessoas amigas  para respeitarem os seus horários.
O quarto deve estar sempre limpo, arejado, cheiroso e desinfetado. Os cheiros influem na qualidade dos  sonhos. 

106 Insônia ?

   Se você não dorme bem, converse com a sua família e não tome medicamentos sem ordem médica. Os soníferos habituam  e  enfraquecem o cérebro, além de que podem se tornar ineficientes com o tempo e constituir um vício. Procure a causa e o tratamento da sua insônia com o médico naturopata, o homeopata, o psicólogo, o bioterapeuta ou a nutricionista. Estes saberão encaminhar você para outras especialidades, se for o caso.

107 O comportamental, o apagamento de traumas, a psicoterapia, a alimentação correta, a reposição alimentar, a reeducação do funcionamento dos seus órgãos, a natação, o relaxamento, a massagem terapêutica, a acupuntura e os exercícios físicos ajudam a  corrigir a insônia.
Uma boa leitura na cama, ajuda a relaxar

108   Aprenda a respirar bem

Elimine  o mofo, os ácaros, as aranhas, as baratas, as traças e os mosquitos do seu quarto e da casa inteira.

109    Faça retiros espirituais, pelo menos uma vez por ano.

110 SEJA PERSISTENTE  E NÃO DEIXE QUE NADA ATRAPALHE  A SUA CAMINHADA PARA  O FUTURO QUE VOCÊ DESEJA ALCANÇAR. PREPARE-SE  PARA ASSEGURAR UMA VIDA  SAUDÁVEL  E FELIZ
                                                                    
111   Cultive a sua alma, mantendo uma ligação permanente com Deus e  adaptando-se às regras que orientam  o convívio entre pessoas  e as leis que regem a  sociedade humana

A educação  e o  trabalho:

121   Trabalho é  movimento  e tudo na vida constitui trabalho.

           O trabalho é exercício de vida.      

122   O trabalho especializado de uma pessoa  se caracteriza                                          pelos movimentos que ela faz e pelo resultado que obtém.

123  Porém, antes do movimento, existe o “projeto” pelo pensamento do que se vai fazer e do que se quer obter.  O pensamento vem da mente, afim de dar ordens de ação para a reação do corpo.

 124  Mas para que o projeto seja viável e bom, é preciso que o pensamento seja  cultivado através da educação.

125   Pensamento educado para realizar “a motivação pessoal” da  vida é o que leva a pessoa à  realização vocacional

126 O pensamento educado para realizar um determinado projeto de trabalho é o que se chama de  especialização profissional.

127  O pensamento educado e organizado para realizar um projeto de vida é o que se chama de realização pessoal


128  Educação para o trabalho: Você poderá achar incrível, mas todas as pessoas  trabalham desde bebês.  

129  Como?  Os bebês desde que nascem, choram e mamam. E apesar de que as mães compartilham certos trabalhos com eles, como por exemplo, dar banho; eles realizam o trabalho de espernear dentro da banheira, etc... Por isso, desde o nascimento se torna necessário organizar os horários de trabalho, de descanso e de lazer do bebê. Assim começa a educação do futuro profissional no trabalho de estudar, comer, higienizar, brincar e até de dormir.  A educação do bebê começa na maternidade e continua em casa e depois na creche e na escola
 
139   Como educar o bebê?

·         Educar o horário de sono logo após o nascimento, deixando o bebê dormir à noite, das 22 às 06h.

·         Nas primeiras noites em que o bebê chorar, acalente-o sem  tira-lo do berço. Abane-o ou coloque um saco de água morna ou passe um paninho molhado no corpo, etc...

·         Dar banho às 06.10 e às 18.30 horas, vestir, etc...

·         Mamadas às 06.30, 09.30, 12.00, 15.30, 19.00 e 21.30 horas

·         Ir educando as atitudes do bebê  com  paciência, carinho e  firmeza.

·         O bebê deve acompanhar sempre a mãe. Ou a mãe deve estar sempre com o bebê até os seis meses de vida. O aconchego da mãe é muito importante nesta faze.

140  E nas creches?
Nas creches ou em casa, os bebês devem ser habituados  a cumprir horários de atividades fixas diárias, como os horários do sono, da higiene, da alimentação, das brincadeiras e dos “estudos”.

141  Como são os estudos do bebê ?

Eles começam por estudar o dia inteiro através da “pesquisa” das sensações e da avaliação das coisas.

142  Exemplo:
    Vai engatinhando buscar algo
   Confere as alturas, a segurança, a confiança, a dureza, a forma, a cor  e o gosto dos objetos
   Tenta se comunicar e procura prestar atenção para aprender.

151  Como se deve colaborar com os estudos do bebê ?

         Acompanhando o seu tempo de estudo no dia e deixando-o realizar as suas experiências

        Conversar falando sempre a verdade de forma  natural  e ensinando a articulação das palavras

         Ir introduzindo o conhecimento do nome das letras e dos números através da brincadeira  com letras e números de borracha, por exemplo

       Incentivando o que  for bom para ele. Acariciando, abraçando e demonstrando aprovação para o que ele conquistar ou realizar de bom

         Nunca desmotivar  ou  facilitar, mas ensinar um jeito melhor se ele chorar ou pedir ajuda.

       Explicar os por quês do que deve ou do que não pode, com cuidado para não incutir medo. Faça-o desistir  por avaliar o perigo  mas  não por  fraquejamento.

·     Ensinar a escolha firme: o sim e o não, deixar ou não deixar fazer algo, censurando e se impondo  com  autoridade, mostrando os riscos e demonstrando o seu cuidado.

·        Ensinar o “temor de Deus” e ser “exemplo” sempre !

152  Como marcar um tempo só para  estudos e outro  só para as brincadeiras do bebê ?
                A diferença entre estes dois tempos é que quando o bebê estuda, ele toma  atitudes mais sérias. E quando ele está brincando, ele ri e se diverte.
Procure  observar e separar estes dois tempos, criando um horário certo para cada um.
O ideal é que estes horários sejam compatíveis com  a vida futura  da criança  e consequentemente do futuro adulto.

153  Educar é como  adubar e regar uma plantinha, na quantidade certa e na hora certa, vendo-a crescer feliz para  cumprir o seu papel na vida. 

165  O crescimento da pessoa:
Significa  o aprimoramento da personalidade
         Começa dos 0 aos 5 anos com a educação do ser e do estar no dia a dia,  quando se instalam os sentimentos que vão perdurar por toda a vida. Por exemplo, os hábitos saudáveis, o temor de Deus, o respeito aos pais e aos outros.
         Dos 5 aos 7 anos, deve-se educar a compreensão da criança no que se refere aos fatos que vão acontecendo diariamente. E com o discernimento do bem e do mal, a verdade e a escolha do bem.
          Dos 7 aos 15 anos, apenas se orientam os jovens para exercerem seus deveres como pessoa de bem e  desenvolverem  habilidades boas.
         Dos 15 aos 18 anos, esta orientação se amplia para a conquista dos seus direitos e a preparação para o exercício vocacional
         A partir dos 18 anos, o adulto deve trabalhar e se preparar para exercer uma carreira profissional  e só então, pensar em constituir  um núcleo familiar próprio.

166  A educação do ser  é a ética da vida e deve resultar no    eu sou uma pessoa do bem

167  A educação do estar é a estética da vida e deve resultar no eu estou socialmente bem

168 O  temor de Deus é o principal limite da vida para a especialização do conhecimento real da pessoa. O respeito aos pais e aos outros é limite necessário para  que a pessoa se situe, se realize e seja feliz aqui e agora !

169  Amar ao próximo como a si mesmo, significa não deixar acontecer para os outros, aquilo que não gostaria que lhe acontecesse. 

180 A   ética:

      É etiqueta social  e sentimento de humanidade

·         Como ética, se compreende as regras de como se deve comportar e encarar a vida para ser feliz.

·         A ética requer que as pessoas sejam instruídas, simples, íntegras e do bem, que saibam se relacionar com cortesia e amabilidade, respeitando limites e com muita honestidade.

·         A ética dignifica o ser humano

·     Ser uma pessoa digna, significa que a pessoa é capaz de agir  com “boa educação emocional”, diferentemente dos outros animais que agem somente por instinto.

        181 A estética:

·         Como estética se compreende a sensibilidade que se desenvolve na pessoa para que ela saiba  ocupar os seus espaços e fazer com que estes espaços sejam agradáveis para si e para as pessoas da sua convivência diária.

·         Os espaços da pessoa são em primeiro lugar o seu próprio corpo e depois os objetos e os ambientes onde ela vive e dos quais depende:  a sua casa, o seu carro, o seu local de trabalho, a sala de aula, o ônibus, o parque, os rios, a praia, as ruas, as calçadas, as paredes, os quadros, a decoração, a arte, os sapatos, as roupas, os cadernos, a bolsa, a caneta, a bicicleta, os brinquedos, as estradas, etc...

 182 A pessoa deve interagir com ética e estética para  ter saúde e viver em ambientes adequados, limpos, bonitos e saudáveis
               Manter o bom e o belo,  torna a vida mais segura e feliz ! 


192 A etiqueta social

·         Não é nenhuma frescura !

·         A etiqueta social ensina como a pessoa deve se comportar em sociedade, para popularizar um  entendimento de gestos e posturas, para economia de tempo e de material, assim como para facilitar a vida das pessoas.

·         Exemplo:

         Quando você  vai a um jantar e vê que há talheres de peixe do lado dos pratos, não precisa perguntar o que vai ser servido. Se você tiver alergia a peixe, poderá  pedir outro prato a tempo de  sentar-se à mesa  junto com as outras pessoas, sem passar vexame.

         Nunca se deve servir frutas difíceis de descascar ao natural, para evitar desde colocar na mesa outras facas afiadas que aumenta a quantidade de objetos sujos e a possibilidade de acidente.

·         A etiqueta social deve ser usada por todas as pessoas, independentemente da condição social.

·         A principal regra da Etiqueta Social  diz respeito à postura humana:  “O que mais interessa ao mundo, é  quem você é enquanto pessoa”

·         No século XXI, a etiqueta do nome só serve mesmo para identificação pessoal e não mais para impor aos outros um  símbolo de humilhação.

·         Quem você é ?  Uma pessoa agradável, simples, boa, humilde, caridosa, responsável, íntegra, profissional  de grande capacidade e feliz !  É isto que interessa !

199      O sucesso profissional:

·         Quando a pessoa é bem educada desde os 0 até aos 18 anos, com certeza será um bom profissional  e um profissional de sucesso.

·         O profissional para ter sucesso, precisa antes de mais nada, estar no lugar certo. Aquele lugar que corresponde à sua verdadeira vocação.

·         Precisa ter uma  formação profissional e um conhecimento especializado e procurar se atualizar e se aprimorar sempre.

·         Ser pontual, dinâmico, correto e humanizado.

·       A especialização requer currículo autorizado pelo MEC.  O aprimoramento pode ser  adquirido de um  profissional especializado.

200    Ser humanizado ? Sim, a pessoa humanizada é aquela que segue estes 10  mandamentos:

        Ter uma religião e ser religioso.

        Ter valores e parâmetros sociais.

        Não descriminar, mas saber ocupar o seu lugar no mundo, partilhando sempre.

        Não fazer para os outros aquilo que não gostaria que lhe fizessem

        Ser cordial, honesto e trabalhador

        Ter palavra, ser pontual e dar bons exemplos

        Ter bom humor, paciência,  boa vontade e uma alegria que vem da alma.

        Contribuir para que tudo melhore no mundo

        Valorizar a família, os colegas e os amigos.

        Procurar sempre dar e não tirar seja o que for
 
201. O sucesso no emprego:

Em pleno século XXI, não é mais bem visto os hábitos de tratamento colonialista  dos séculos passados. Se você quer ter sucesso no seu emprego, aprenda o seguinte:
        Não existe mais “chefe”, “chefinho” ou “chefão”
         O “puxa-saquismo” está descartado.
          Aqueles que estão hoje num “lugar de ponta” ou de “antiga chefia” e que humilham os seus colaboradores ou os profissionais que fazem parte do seu grupo, não está vivendo neste século e não está preparado para exercer tal função ou já está ultrapassado
         A palavra “Chefe” nunca deve ser usada. Mas sim, os títulos profissionais ou nomes próprios, como:  - Bom dia, senhor Diretor ! - Bom dia senhor Presidente ! –Bom dia Senhor.Augusto ! – Bom dia Senhora Ana Maria ! Bom-dia  Doutor Antônio !
         O título de “Doutor” só deve ser usado por quem é realmente doutorado por uma universidade.
         As pessoas que estão nos “lugares de ponta” como diretor, presidente, etc...são coordenadores que ascenderam  na pirâmide da empresa. Não quer dizer que eles possuam maior conhecimento que os seus colaboradores. Mas devem ser respeitados.
        Os coordenadores setoriais e geral, devem ser aquelas pessoas que possuam espírito de liderança e que sejam capazes de organizar, sintetizar ,expandir, distribuir, resgatar e concluir resultados com pleno conhecimento de causa.
         O sucesso no emprego está no fato de você respeitar as ordens superiores e cumprir bem a sua parte para  que o resultado final se expresse no conjunto.

202. O sucesso pessoal.      Para ter sucesso na sua própria vida, você precisa observar estas razões:
         Honrar  pai e mãe, sem julga-los e sem  sentir vergonha dos mesmos.
         Honrar tanto a família herdada quanto a família constituída.
         Ser  humilde, colaborar sempre com os mais desafortunados e ter educação emocional !
         Ter o hábito de cometer boas atitudes para que possam constituir  bons exemplos.
         Não ter vícios e manter a saúde.
         Não prometer o que não pode cumprir e cumprir sempre o que prometer.
         Estar sempre bem apresentável  nos lugares que freqüenta e ter educação  cívica e social !
         Não fazer demagogia, mentir, furtar, invejar ou desejar as coisas alheias.
         Não agir de forma a correr o risco de causar prejuízo aos outros. O futuro dos outros  também lhe pertence. Por isso é que para  Deus somos todos irmãos !
         Não invadir a privacidade alheia e manter a sua.
         Não queira ser como os outros nem melhor que ninguém. Seja você mesmo ! Sem disfarces ! E com muita  alegria !
         Ser pontual, ter honestidade e bom caráter.
         Fazer economia e  manter  uma poupança

Uma historinha:
Quando a Ira  destruiu o chapéu da Sorte, amanheceu careca. Depois ganhou uma fortuna, mas logo veio a inundação e o Banco pegou fogo. Nunca mais pôde comprar  um guarda- chuva, guarda-sol ou uma peruca. E perdeu o amor da Sorte, que um dia encontrou como 1º da fila, com outro chapéu e ainda tinha cabelo ! Moral da história: não vale a pena ficar irado. Paciência e boas palavras conquistam tudo de bom.
203. As férias :
 Quando você estiver de férias, viaje sempre nem que seja para perto de casa. Mas, de qualquer forma, mesmo que opte por ficar em casa, procure qualificar as suas férias para que possa vive-la realmente e assim, sentir que valeu a pena.
         Mantenha o seu “horário ideal de vida” para que as suas glândulas continuem funcionando como um relógio bem certinho e mantenha a sua saúde no geral.
         Troque apenas o horário que era de trabalho ou de estudo para fazer alguma coisa de diferente .
         Mantenha o lazer nos horários dedicados ao lazer ou às horas livres.
         Procure manter atividades que façam bem tanto à mente quanto ao corpo, como:  leitura, passatempos, Internet, teatro, cinema, dança, natação, caminhada, academia, esportes etc...
         Não estoure os seus tímpanos nem os tímpanos alheios com altos sons
         Os acampamentos fazem bem para quem está muito estressado. Faz bem curtir a natureza e cumprir com as restrições que a própria natureza requer, além de serem férias bem comportadas.
         E que tal uma cabana nas montanhas ?
Procure retornar  com o corpo e a mente tanto descansados quanto reciclados. E com muitas saudades do seu dia a dia

 204. O profissionalismo:
É a cultura do exercício profissional.
·         O profissionalismo se adquire exercendo com amor e cultivando hábitos saudáveis que aprimorem a profissão :
1.        Fazendo outros cursos de capacitação e cursos  de especialidade que  complementem  o seu exercício profissional com muito talento.
2.        Pesquisando, aceitando críticas e procurando sempre  melhores  resultados.
3.        Vestindo “a camisa” do que faz.
4.        Procurando aprimoramentos com outros profissionais do ramo.
5.        Sendo uma pessoa organizada no trabalho
6.        Trabalhando para viver com tranqüilidade  e    não  “ vivendo para trabalhar”.
7.        Dando oportunidade aos outros
8.        Ajudando a profissionalizar  outros trabalhadores, superando-se sempre.
9.         Não  vivendo em família os problemas do trabalho.
10.     Nunca considerar os assuntos difíceis como “problemas” mas sim como casos que precisam de uma solução.
11.    Procure as soluções do trabalho apenas no local de trabalho ou em lugares especializados para o caso.
12.    Trate bem os seus clientes.
OPS.  Todas as profissões são dignas. O que seria de umas, sem as outras ? Por isso, todo profissional é digno de respeito e consideração !
  
205. O porque do bom relacionamento:
                                               É o tempero da felicidade !
         Na medida em que você se relaciona bem com os outros e com o mundo de forma geral, você vive  e sustenta a sua felicidade.
         Ser feliz não é possuir bens materiais ilimitados. Tanto o pobre quanto o rico podem ser felizes se possuírem no coração  um amor universal que são os seus bens  espirituais e estiverem de bem com a vida
         O bom relacionamento facilita o dia a dia e ajuda em todas as situações da vida
         E pode até salvar uma pessoa
         Cultivar  amizades  sinceras  também faz bem à saúde. E as amizades boas  garantem o nosso mundo.
         Devemos nos relacionar  com  amor e respeito com os nossos pais e a família; com consideração e respeito  com os professores, amigos, colegas e conhecidos . Isto qualifica a pessoa
         O respeito só é real se for exercido por amor ou por admiração e não pelo medo. Isto dá paz
         No século XXI, os medos devem ser sempre esclarecidos  para que se viva em segurança.
         Somos frágeis.  Todos temos “um ponto fraco”. Mas não podemos  usar e nem abusar  do “ponto fraco” dos outros. Para manter  a tranqüilidade  de  todos.
         Antes, devemos ajudar as pessoas a superarem as suas fraquezas.    Para  o  bem  de todos.
         Saber relacionar-se é uma arte e um exercício de cidadania.Serve para que seja bem recomendado
         Se você mora em apartamento, lembre-se que é responsável  pelo prédio inteiro ! Viver bem !
          Quem não tem amigos, “não existe”para a vida.

206. A  vocação :
         Sentir a vocação é procurar no  seu coração a profissão que  poderá exercer com mais amor.
         Os grandes salários e a posição social, não justificam a escolha da profissão,visto que você só terá sucesso se estiver  trabalhando com prazer. Porque os seus sentidos físicos devem obedecer à sua alma e não aos seus sentidos psíquicos. Do contrário você cria uma dependência doentia.
     Como achar a sua vocação ?
         Primeiro, ache as suas tendências vocacionais (os trabalhos que gostaria de fazer)
         Depois vá eliminando cada tendência de acordo com as que você  ache que poderiam lhe proporcionar o tipo de exercício profissional que mais lhe agrada ou que se encaixe melhor no seu perfil.
         Depois de eleger as suas tendências vocacionais       ( ex. trabalhar  ao ar livre, andar na mata ), veja   que linha profissional  você é capaz de seguir com maior determinação e carinho (ex. engenharia florestal ?, ornitólogo ? )
         Não é raro descobrir a verdadeira vocação depois de estar exercendo outra profissão. Mas nunca é tarde para mudar e ser feliz.  Sempre é tempo de voltar a estudar.
         Por isso é bom começar a trabalhar fora aos 16 anos quando ainda  está cursando o nível médio. Assim, a escolha da faculdade se torna mais fácil.
A vivência da vocação: A pessoa que vive a sua vocação mantém um estado pleno de felicidade. Não se estressa, não se deprime, costuma ter boa saúde e é sempre mais dedicada ao  trabalho que realiza.

207. O estudo e a vida
         1.O estudo é o melhor caminho para adquirir  o conhecimento que transforma a vida para melhor ou que proporciona uma melhor qualidade de vida e para  a preparação profissional.
     2.O estudo requer um resultado lógico que é a aprendizagem do conhecimento e um resultado prático que é a aplicação do conhecimento.
    3. Por exemplo, a mãe e o pai ensinam a falar, a higiene, a caminhar, a se comportar, a respeitar, a orar, a temer a Deus,  a cozinhar, a limpar os sapatos, a ter bom caráter, etc...e isto constitui conhecimento para transformar a vida dos filhos.
    4.A mãe e o pai são ao nossos  primeiros catequistas e professores. Assim a família é a nossa primeira Igreja e também a nossa primeira  Escola.
    5. Se a “primeira Igreja e a primeira Escola” falharem na educação dos filhos, estes pais nunca terão o direito de reclamarem  dos próximos catequistas e  professores. 
  6.Porque a capacidade de aprendizado da pessoa se desenvolve ao longo da vida com as bases da educação familiar, como por exemplo: a responsabilidade, o desembaraço, as atitudes, o discernimento, o bom humor, a boa apresentação,etc.
           7. Por isso se define a família como sendo a Escola  da Fé e do Amor. A família deve ensinar principalmente através dos bons exemplos a formar boas pessoas 
           8. As  Creches devem ser a extensão do aprendizado familiar aplicado na comunidade fortalecendo a moral  e cuidando tanto da iniciação do conhecimento lógico quanto do prático. 
        Ex. o que são, como são, o manuseio, o equilíbrio, o porque das coisas, iniciação à cidadania e a convivência.
  9. Pais e Professores devem  se unir e manter uma boa  cumplicidade  como co-educadores.

208. O estudo e a Escola :
         O despertar do conhecimento é natural na criança, porque para manter a vida, ela possui uma curiosidade inata.
         Ora, se cabe à família dar o estímulo para  desenvolver a capacidade mental ou a inteligência da criança;  cabe  aos professores na Escola aplicar de forma coerente e racional, todas as matérias do conhecimento, munidos de amor, exemplaridade  e imposição firme das regras que definem a Escola.
         A família e a creche formam a pessoa e o cidadão (o ser). A Escola mantém o ser e forma o profissional.
         Cidadania, humanismo e profissionalismo de alunos e professores  devem interagir para a construção de um universo de sociedades felizes.
         Estudante, também  é  profissão !. E todos os estudantes devem agir como profissionais, porque trabalham para aprender. O salário do estudante é a “garantia do futuro” ou o “seguro de vida” mais garantido do mercado.
         Inconseqüente é a pessoa que desiste de estudar, porque  assim vai perder tempo de vida e se arrepender  lá na frente quando se deparar com as oportunidades que não vai poder abraçar.
         O Governo Brasileiro, mantém  Escolas Públicas  que oferecem oportunidades para todos.  Não perca tempo. Estude !
         Faça todos os cursos que puder, mesmo que não sejam oficiais, como por exemplo, uma  Panificadora que resolve dar curso e estágio de padeiro.
Existem também Instituições como o SENAC, o SENAR e Escolas via Internet.  Informe-se!

209. O estudo e a catequese:
            Catequese é educação para a vida
        A catequese é o estudo que complementa e fortalece a ação da família e da Escola, pelo conhecimento da ação de Deus sobre a humanidade.
         Todas as denominações religiosas devem manter uma catequese.
         Porque Deus age em tudo e todo lugar, diremos  que a catequese é o estudo das realidades da vida.
         Na catequese, a criança  aprende a história da religião e a se comunicar com Deus.
          O catequista  deve ser especializado e saber responder a todos os questionamentos de vida das crianças. E dar exemplo de amor e dedicação.
         Através do fortalecimento espiritual da criança na catequese é que se fortalece a família e o cidadão como pessoa humanizada.
    Na Igreja Católica, o estudo do catecismo  amplia as capacidades da criança, implementando a fé, o sacramental  e o respeito à Igreja enquanto Instituição representativa das causas  de Deus.
         A catequese  estimula o crescimento  da pessoa feliz
         Ensina a desenvolver habilidades saudáveis para o exercício da vida.
         E faz a re-ligação da pessoa humana com o Divino.
         A criança que  estuda catequese se torna habilitada a enfrentar  melhor  e com retidão os problemas da vida e aprende a ganhar muitos amigos !
         A catequese é portanto, como uma terapia iniciadora da oportunidade de viver o Reino de Deus desde agora em qualquer lugar e  qualquer  que seja a sua vocação profissional.
  
      210. O sexo
O sexo existe para procriar. Mas o prazer máximo do sexo só se dá quando o masculino e o feminino se unem por amor. Porque o amor é que  predispõe as glândulas  para  fazer o corpo reagir com plenitude.
Nas  outras formas de sexo ou no sexo indiscriminado, o verdadeiro prazer  não se dá  e o que se passa, é uma ilusão de sensações doentias e humilhantes.
Porque Deus concebeu  funções específicas para cada órgão do corpo humano. Não se pode alterar estas funções. Tudo o que é estranho ao órgão, ou quando se força ou altera o metabolismo dos órgãos, provoca-se doença.
Mas não devemos descriminar aquelas pessoas que gostam  de viver ilusoriamente. È uma opção delas viverem  uma ficção de felicidade. Cada um é dono do seu destino e cada qual irá responder apenas por si mesmo perante Deus.
Evitar o sexo na infância e adolescência é a melhor opção.  O  corpo humano nasce predisposto a passar pelas fazes certas da vida. E apressar  estas fazes significa apressar o enfrentamento dos problemas da vida, o envelhecimento precoce  e até a morte.
Além  disto, os jovens se expõem  mais cedo a uma enorme gama de doenças  próprias do sexo, que nos homens poderá levar à  impotência precoce e nas meninas  à  esterilidade e aos traumatismos   também precoces.
Mas se você,  jovem ou adulto, pratica o sexo, não se esqueça de ter um parceiro certo e apesar de confiável, usar sempre a  camisinha. Além de outros cuidados de higiene e saúde e outros métodos anticoncepcionais. Faça sempre os exames médicos recomendados. Vá ao Posto de Saúde !
      Filhos ?   Só com planejamento familiar  acompanhado pelo médico!
  • Não se esqueça de que a camisinha pode furar !
As fases certas da vida :

211. Etapas certas da vida que se devem cumprir:
         O direito do nascimento para ser feliz
         Ter uma primeira infância marcada pelo amor, pelo temor de Deus, tendo uma educação cuidada pelos pais ou responsáveis dedicados.
         Ter na segunda infância o acompanhamento dos pais, a religião certa, o direito à educação para a vida e o estudo  direcionado para a construção do futuro
         Ter na pré-adolescência uma boa escolaridade, uma boa visão da vida, um comportamento seguro e a proteção e o amparo da família
         Ter na adolescência, o juízo necessário para seguir o preparo e o caminho da profissionalização, não se deixando envolver em problemas que alterem este caminho, como  sexo, gravidez, badernas, fumo, bebida, festas de noitadas, má companhia, rebeldia, desvios de comportamento, vícios, etc.
         Na vida adulta e depois de resolvida a sua profissionalização, procurar a sua  estabilidade profissional.

OPS.  Depois destas etapas cumpridas e de você possuir a situação necessária, poderá pensar em constituir uma família  sólida e feliz e trazer para o mundo, crianças que  deverão ser educados para se tornarem os adultos que recomeçarão esta lista desde o primeiro item.

212. A   família  feliz :  
É aquela que vive na mais perfeita harmonia.
         Pai e mãe  procuram sempre dar o melhor exemplo.
         A partilha é perfeita entre todos
         E todos perguntam uns aos outros se podem  fazer algo momentâneo ou planejado
Aconselhamento
         Exemplo: -posso comer aquele pedaço de bolo que está na geladeira ? – Mãe, posso ir  em tal lugar ?
         Os filhos sempre pedem consentimento aos pais  para  sair ou irem a algum lugar  e nunca saem de casa sem o  famoso “sim, mas a tal hora quero ver você de volta aqui em casa!”
         Todos devem sempre dizer aonde vão, com quem vão, todo o roteiro  e combinar a  “hora da busca”  ou a “hora da chegada”. Dar endereço e telefone do lugar onde vai estar, e não se desviar do caminho. et
         A família feliz, sabe distinguir os diferentes conceitos de Casa e  de  Lar.
         A casa é o imóvel onde moram. Deve ser limpa e bem arrumada sempre.  E decorada dentro das possibilidades mas sempre demonstrando  capricho.
         O lar é o espaço dentro da casa onde se habita espiritualmente falando. Deve ser harmonioso, ter paz, ter amor,  ter respeito e aquele cheirinho bom de felicidade.
         Quando  a família é feliz, há um  grande e silencioso entendimento  “no Lar”. Não precisa pedir nem mandar fazer algo. Automaticamente todos se organizam  e  colaboram nos afazeres  “da casa”.
Os filhos e todas as outras pessoas devem seguir as regras que  “ o Rei e a  Rainha do lar” determinam. 

213. O respeito ao crescimento:
     Crescer, não é só aumentar de tamanho. Mas também aprender a viver.             Crescer também é respeitar a vida dos outros e aprender a  ter fé
           Os pais e outros adultos, devem respeitar sempre o crescimento das crianças. Não fazer gozação  mas  ajuda-las a “crescer aprendendo com os próprios erros”
         Como também não se deve seja quem for e com quem for, agir  ridicularizando o outro. Mas ajuda-lo a crescer.
         Os bolos crescem com fermento. As pessoas crescem com incentivos.
         Saiba delegar ou partilhar  confiando no outro, mesmo que seja uma criança. Não seja um perfeito bobico ou não pense que você é um deus. Dê chance aos outros.
         Quando se vai fazer alguma coisa ou prestar um serviço ou aceitar um trabalho ou cobrar algo, deve-se ter o cuidado de que não se vai prejudicar ninguém de forma alguma, nem o ambiente. E que  se está de acordo com as leis de Deus e da sociedade humana.
         Não seja um “copiador” das idéias alheias. Quem copia  querendo se dar bem, sempre se dá mal.
         Procure partilhar as idéias com honestidade e aí então, se dará  bem e crescerá !
         Não seja pessimista e não transmita pessimismo às  outras pessoas.
         Não deixe as crianças carregarem pesos.  Os pesos em geral, podem prejudicar o crescimento físico ou  causar deformações do esqueleto.
         A fé é a grande libertadora dos males humanos.
         A pessoa  cresce junto com o seu mundo particular, quando se liberta  dos males do corpo e da mente.                     

214. Os ambientes :

Nos lugares  onde há vida, sempre devemos nos preocupar em  manter a segurança, a paz e a boa qualidade de vida para todos.
         Em casa, não deve haver batidas de portas, gás e  aparelhos elétricos ligados sem necessidade, etc...
         As tomadas devem ser instaladas em lugares altos.
         A casa e todo o terreno devem ser sempre bem cuidados. Não ter mosquitos ou caracóis gigantes, e se possível possuir horta e jardim. Quando acender velas, coloque-as sobre um  objeto côncavo que resista à temperatura  e com um pouco de água na base, para que ela apague quando chegar na água e não provoque incêndios.
         Aprenda a lidar com o lixo:
Todo lixo que apodrece rápido, pode ser enterrado para virar adubo.  Organize quatro lixeiras  comunitárias na sua rua, sendo uma vermelha para os plásticos, uma amarela para os metais, uma azul para os papéis e uma verde para os vidros.  Descarte sempre o lixo depois de seco.
         Não solte balões, não faça fogo, não jogue cigarro   aceso e nem espelhos ou vidros que reflitam a luz do sol  nas matas. Não deixe lixo por lá e nem nas praias !
         Procure plantar pelo menos  três árvores nativas por ano em  lugares descampados.
         Não deixe que os resíduos poluam os rios e o mar. Se não há tratamento de esgotos onde você mora, se empenhe para que seja feita uma fossa biológica comunitária.
         De preferência, não use petróleo ou derivados
Use produtos reciclados ou feitos à base de resinas  e óleos vegetais, aparelhos elétricos, lenha ou carvão com certificado de manejo florestal.

215. A saúde do corpo e da alma :
         No lar, na escola ou em qualquer lugar não deve haver gritos, xingação, disputas bobas e  barulhos  desnecessários, que podem afetar a psique de alguém, causar mal estar, dores de cabeça e prejuízos  físicos, morais, psíquicos e sociais.
         Não se deve guardar rancores, sentir inveja, angústias, bater ou castigar. São sentimentos e atitudes que podem somatizar  doenças do coração, das veias, dos nervos, emocionais e do cérebro.
         Conversar sempre equacionando os problemas e procurando o melhor para ambas as partes. Terminar sempre as conversas com decisões sérias, porém com compreensão mútua e perdão
         Não queira receber aquilo que você não dá. Porque isso além de ser impossível, enfraquece a alma e estressa o corpo.
         Saiba dizer não no momento certo. Saiba perder com esportividade, mesmo que seja  a grande “paixão” da sua vida. Porque paixão em si já é “doença dos sentidos” que pode levar à depressão.
         Só o amor  salva, regenera,  recupera e embeleza  seja o que for.       * Amor e paixão não combinam !
         “Alma sã em corpo são”. O corpo e a mente dependem da alma e a alma depende da mente e do corpo.
         A Alma é composta por  sentimentos. Isto significa que bons sentimentos  são responsáveis pela saúde da mente e consequentemente  do corpo.
         Assim como uma boa mente mantém  a saúde do corpo e da alma.
216. A palavra :
  PALAVRA  É  VIDA  !
         Deus criou o mundo organizando-o com palavras. E a nossa palavra  continua organizando a vida.
         Principalmente quando falamos com a força de um desejo, a nossa vontade se realiza mais cedo ou mais tarde.
         As mães, os pais e as pessoas que xingam uma criança com palavras más, acabam  por  ver  um dia  que aquela criança  se tornou um produto do mau ou daquelas palavras.
         Portanto, com boas palavras  se construirá o futuro.
         A palavra é sagrada. Por isso, devemos ter cuidado com tudo o que dizemos.
         Não falar mau dos outros nem desejar o mau ao próximo.
         Para ser feliz é muito importante aprender a conversar sabendo usar bem a entonação da voz, articulando bem a palavra, construindo bem as frases, fazendo as pontuações  e  falando tranquilamente.
         Para ter sucesso na vida, é necessário que a pessoa saiba ser gentil e falar de maneira agradável
         Para ter sucesso no trabalho e na vida em geral, deve-se aprender a falar outros idiomas além do nosso português.. Principalmente o espanhol, o inglês  e o francês que são falados aqui na América do Sul e que têm muita importância para o MERCOSUL.
Principalmente, devemos possuir  uma boa capacidade de comunicação na nossa língua materna 

217. Os bons hábitos :           * Os hábitos, determinam os     
                                            caminhos da vida futura
         Por exemplo, o futuro do fumante é  sofrer de doenças respiratórias e outras, além de diminuir o seu tempo hábil de vida.
         Escovar os dentes sempre depois das refeições e principalmente pela manhã e à noite. É importante não deixar acontecer na boca  a fermentação dos alimentos, que causa mal hálito e deteriora os dentes.
         Se você não puder usar creme dental, coloque sabão em  barra na escova. E bocheche com bastante água.
         Lavar bem as mãos com sabão ou sabonete antes de ir comer alguma coisa.
         Tomar banho, ou pelo menos lavar bem  as axilas, as partes genitais, o rosto, as mãos e os pés antes de ir  jantar e depois deitar.
         Acolha sempre com cordialidade: ”Seja bem vindo”
         Cumprimente sempre as pessoas que encontrar
         Peça a bênção ao seu pai e a sua mãe, pela manhã e a noite. Ore antes das refeições.
         Nunca deixe de demonstrar seus verdadeiros sentimentos. Mas tome cuidado para não chocar as pessoas.
         Procure sempre se expressar de forma simples e tranqüila, mesmo quando você tiver de obrigatoriamente contatar com quem não gostaria.
         Não julgue as atitudes alheias, visto que não podemos estar na “pele dos outros”
         Respeite sempre os mais velhos.  Procure aprender com eles e não fazer comentários adversos ou chocantes.
                 Água  mole em pedra  dura, tanto  bate até que  fura !

218. Vivendo no horário ideal :  Desde o nascimento
  Despertar  e levantar  às  06.00 h.
   Oração, higiene e vestir  das 06.00 às 06.30 h.
                     Café da manhã  das 06.30 às 06.45 h.
  Brincar, estudar ou trabalhar das 08.00 às 10.00 h
   Pausa para lanchar  das 10.00 às 10.10 h.
   Brincar, estudar ou trabalhar das 10.10 às 12.10 h.
   Almoço, das 12.10 às 12.40 h.
   Descanso ou hora livre, das 12.40 às 13.30 h.
   Brincar, estudar ou trabalhar das 13.30 às 15.30 h.
   Pausa para lanchar  das 15.30 às 15.45
   Brincar, estudar ou trabalhar das 15.45 às 18.00 h.
   Lazer das  18.00 às 19.30 h.
   Higiene  das 19.30 às 19.45
   Jantar  às  19.45 h.
   Tempo livre das 20.00 às 21.00 h.
   Dormir às 21.00 h.
                                           1.  O horário ideal deveria ser mantido por toda a vida. Entretanto, sempre há imprevistos e quando se chega à vida adulta, o tipo de trabalho que se exerce pode levar à modificação deste horário. Quando isso acontece, o ideal é adaptar o organismo a um segundo horário.
                                          2.    Bom seria se todas as atividades profissionais se adaptassem a esse horário. Isso garantiria os “encontros” do grupo familiar.

Vida noturna ?
  Se você é maior de 18 anos, poderá escolher um dia na semana para  freqüentar uma atividade noturna, como  por exemplo, jantar fora, dançar ou fazer um curso. Mas a noite ideal para isso é aquela que calhar na véspera do seu dia de folga. E não esqueça que há um dia na semana que você precisa ir à sua Igreja.
  
219. RECONHECENDO O QUE ESTÁ ERRADO.  Para que o seu mundo seja feliz  e nele não exista lugar para o erro
Você deve  aprender a reconhecer  ou diagnosticar as pessoas que vivem no erro, para que possa se defender e não entrar em  “roubada”  sem discriminar.
Os que violam a integridade física das pessoas  são agressores violentos em potencial. Fazem mal uso das  armas, batem, espancam, provocam queimaduras, fraturas, cortes ou lesões corporais.
Os que violam a integridade moral das pessoas,  são aqueles que xingam, dizem pornografias, tentam seduzir para o sexo e as drogas, tentam seduzir para desviar  do bom caminho e levar para a perdição
Pessoas simples ou quaisquer profissionais que procuram demonstrar até mesmo em público, através de programas das emissoras de comunicação, simples conversas ou palestras nos clubes, nas escolas e outros lugares que o estilo de vida errado que elas vivem é normal e aceite pelos pais e pela sociedade; alterando os parâmetros da normalidade do ser e da legalidade social.
Pessoas demagogas, mentirosas ou que oferecem facilidades com grandes promessas, tirando você  da sua rotina normal e do seu padrão de vida natural.
Pessoas viciadas, alcoólatras, drogados, pessoas compulsivas, gulosas, cleptomaníacas, aduladoras e agenciadores não autorizados pela lei.
Você já ouviu dizer que “o que interessa é ser feliz?”. A propósito, a  sociedade humana se divide em dois Reinos Sociais. O Reino social do bem, que leva à real e perene felicidade  e o Reino social do mal, que leva aos prazeres dos sentidos, aos perigos em geral  e a  uma falsa e tênue felicidade..
Além destes erros que aqui descrevemos, existem tantos outros que só a sua consciência crítica poderá reconhecer.
 Consciência crítica não é criticar seja quem ou o que for. Consciência crítica é saber reconhecer as consequëncias futuras daquilo que você estiver escolhendo ou fazendo hoje.









        

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