Estamos querendo simplificar a catequese, pelo fato de que andando pelo Brasil afora, conhecemos catequistas que não têm a menor condição em adquirir um conhecimento que para elas se torna complicado, pela maneira de expressar a linguagem nas matérias que a Igreja publica. Geralmente a linguagem eclesial é cheia de teologismos ou muito rebuscada, dificultando o entendimento comum. Estas catequistas são pessoas simples e com as quais conversamos muito e as observamos. Ficamos sensibilizados com o amor e a dedicação com que exercem a catequese nos seus povoados. E é para elas e para pessoas como elas que nós os Educadores Religgaristas, dedicamos este blog.
Vamos procurar falar aqui, o mais simplificado possível.
Cor 1,17
Jesus mandou-me para
anunciar o Evangelho sem sabedoria de palavras, para não esvaziar a força da
Cruz de Cristo.
Cor 1,28
Deus escolheu o que no mundo não tem honra nem prestígio
para mostrar a nulidade dos que são alguma coisa.
Na realidade, Deus chama para seu serviço as pessoas mais
simples e as transforma com os dons da sua graça.
amai-vos
uns
aos
outros
como
Eu
vos
amei
Qual é
o ser
humano
que
ama
como
Jesus?
você
gostaria
de O
seguir ?
Saiba como seguir Jesus, frequentando regularmente este blog estudando aqui conosco
e levando este conhecimento para outras pessoas.
Aprenda conosco a ser feliz sob todos os sentidos.
Aprenda aqui a educar os seus filhos
Aprenda aqui a conviver com os outros, nos vários setores da vida.
APRENDA A SER CRISTÃO.
Semanalmente estaremos postando novas matérias, pensando em você, irmã ou irmão.
Venha conosco! Seja bem vindo !
Como aplicar a catequese?
Os temas que trataremos aqui são quase sempre os mesmos para as várias classes de alunos. Porém a catequista deverá saber usar a maneira didática de aplicar estes temas desde a classe dos mais pequeninos até à classe dos Anciãos em Cristo ou na Creche da Terceira Idade.
Na verdade, para a Santíssima Trindade que é Deus Pai Javé + Jesus Cristo + S.D.Espírito Santo, não existe classe nem burocracias. Mas sim, somente amor, muito amor na maneira de lidar e explicar para um e para outro. Por isto pode-se juntar todos numa só sala e usar de um horário mais extenso. Assim, uns aprenderão com os outros e com uma didática lúdica, ver www.edunovostempos.blogspot.com, todos sairão felizes.
O que nós temos aprendido nestes anos de trabalho, é que a partilha de conhecimentos é muito importante para chegar a Deus. Entretanto, é necessário que a catequista esteja atenta para sanear os vícios de conhecimento ou aqueles conhecimentos antigos, arcaicos, colonialistas que ainda são levados para a igreja pelos mais velhos e que se pode chamar de catequese do medo ou teologia do medo. Também é preciso cuidado para não sair dos limites morais do que o próprio Jesus Cristo nos ensinou. Para isto , torna-se essencial que se estude a Palavra.
Baía do Guajará, Bacia Amazônica
Também é caminho de catequistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.