segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016





CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018                                           
TEMA: Fraternidade e Superação da Violência        
LEMA: Em cristo somos todos irmãos  
(Mt. 23, 8)
REFLEXÃO:   É a Lei do Senhor que a Luz domine a treva, desde que Ele criou o universo com o Seu amor, de maneira programada, suave e tranquila. Sem violência.                
Criou o Seu Reino de Luz e Amor, para que a sua permanência seja eterna.                       Criou também um Céu que é o Reino da Paz e do Bem para os santos ou aqueles que O amam de verdade e se tornam luminosos. Ele só criou coisas boas, muito boas!
O reino do mal e das trevas foi criado pelos rebelados, ou aqueles que têm inveja e ganância do poder do Pai e do Céu. Praticam as falsas verdades e incutem o mal. Seus adeptos neste mundo,são aqueles que roubam, matam, viciam, gritam e oprimem, espancam e amaldiçoam. Vivem para a sociedade mundana, querem sempre se mostrar superior, são arrogantes. Mas que têm um final muito amargo e triste, levando consigo aqueles que conseguiram conquistar para a sua corja.                                         
De que lado você está? Ainda não fez a sua escolha?  









CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade”
LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte  e correr a justiça qual riacho que não seca”

Sabemos que os temas e os lemas das campanhas cristãs, são espiritualmente adotados por Deus e orientados pelo Santíssimo e Diviníssimo Espírito Santo que confere à Igreja a missão do esclarecimento e da divulgação deles pelo mundo a exemplo do Brasil.

O que significa este tema?
Sabemos que uma casa comum é o lugar onde habitam ou se reúnem pessoas. Pode ser uma casa de família, um bar, um restaurante, um campo de esportes, uma assembléia, uma cidade, um país, o planeta Terra, o ônibus, o carro e muitos outros lugares, como por exemplo, o corpo de uma pessoa cristã onde coabitam ela mesma e o Espírito Santo. Também pode ser o SSMO Sacramento do Altar que é a casa comum dos filhos eleitos de Deus. Repare que o tema não se refere a um lugar em especial, mas a qualquer lugar sem nenhuma discriminação. Por conseguinte, nossa responsabilidade, significa que cada um de nós deverá sentir amor e exercer ações que possam levar as pessoas que estão em cada "casa comum" da qual participamos, quer seja vivendo nela, trabalhando, ou estando de passagem; a usufruir o bem estar da boa convivência, por que somos todos irmãos em Cristo e por isso, responsáveis uns pela felicidade dos outros. Cada qual exercendo a sua tarefa, o seu trabalho, a sua missão ou o seu lazer sem qualquer julgamento, porque só a Deus cabe julgar. Mas, com bom exemplo e ensinamento construtivo das idéias que despertam as ações do bem e da felicidade de todos. 
Também é necessário esclarecer que o nosso corpo ou o corpo de qualquer pessoa como sendo "casa", deve ser respeitado e bem cuidado de acordo com o projeto de Deus para a humanidade, que se revela nos 10 mandamentos dados a Moisés. Podemos até dizer que os 10 Mandamentos foram a 1ª campanha da fraternidade que Deus nos legou.

O que significa o lema?
Para entender melhor, devemos ler e analisar muito bem toda a Palavra de Deus, através do Profeta Amós que viveu no século 8º antes de Jesus Cristo. A frase deste lema está em Am 5,24

Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca: O que é o direito senão a pessoalidade igualitária do ser humano em relação a tudo o que nos cerca e que nos mantém vivos com a dignidade que Deus nos conferiu ao nos criar à Sua Imagem. O direito de sermos educados a fim de podermos ter as mesmas oportunidades, possuir os bens necessários e saber usufruir deles com justiça. Deus fala de um direito e uma justiça de paz e de bem. Quando se refere a um riacho que não seca, quer dizer que não podemos anular nem deixar que alguém possa anular o bem que está correndo na casa, como a água corre no riacho. A fraternidade, o direito de igualdade de condições sociais, o direito à sobrevivência, o direito à acolhida, o direito à escolha justa, o direito à colaboração, o direito ao respeito, o direito de não ser pior que os outros. Enfim, o direito à vida que Deus nos deu com muita dignidade.

Aliás, justiça qual riacho que não seca, é a justiça de Deus. O que reforça a ideia de que Ele gostaria que a sociedade humana vivesse como uma sociedade de amor, ou como no Céu.

Só não podemos esquecer que não devemos adotar maus caminhos nem más influências. O mundo está cheio de marketing antissocial e anticristão fazendo a cabeça dos jovens, politiquices do mau, poderio, demagogias, falsos poderes, enriquecimentos ilícitos, perseguições, banditismo, agressões à natureza e muito mais. O que fazer? Em vez de julgar e condenar, devemos rezar e ajudar estes jovens ou estas pessoas que estão desviadas do bem e da paz a encontrar o verdadeiro caminho como o da água cristalina e doce que corre no riacho, oferecendo vida e tendo caminho certo.

O que Deus quer com estas campanhas?
Com certeza, quer uma sociedade onde o ser humano possa viver em harmonia, em paz e em bem com todos e com a Mãe Natureza.

Outras leituras:    Mt 6,24     Mt 13, 1-23   Jó 34,17    Pr 27-35     Is 10,1-3     Is 58,2     Is 42,1    Jr 5,24-29     Jr 29,11-14      Ez 44,24  Gn 43,1-34

Exercício:
·         *Procure outras leituras que falem de justiça, direito, casa, etc.
·         *Estabeleça a diferença entre casa e lar
      * Quais outras "casas comuns" podem ser reconhecidas na sua cidade, no estado e no país?
·         *Conceitue dignidade e outras palavras que julgar necessário.
      *O que a Mãe Natureza representa para o ser humano?
     *Conscientize sobre a importância das cadeias naturais como o ar, as águas, a terra e as várias espécies animais e vegetais para a manutenção da vida.
                                              Bom trabalho!

                                                Ivone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.